DJI Fly 1.1.8 – Local Data Mode

DJI Fly 1.1.8 – Local Data Mode

18/09/2020 0 Por redação
Vamos falar sobre a atualização “oculta” na última versão 1.1.8 (Android) e 1.1.9 (iOS) que não aparece nas notas de versão das respectivas plataformas.

Como falamos no post anterior, a DJI incluiu na última atualização uma (des)funcionalidade que é o Local Data Mode (modo local de dados), que desabilita o acesso a rede da DJI, como mostra a imagem do título desse post. Para entrar nesse modo, se faz necessário estar com o drone ligado, conectado ao rádio e pelo DJI Fly ir na página de perfil do usuário:

Entrar em “Configurações”

Lá nas configurações você irá encontrar na parte superior direita a opção “Data Mode”

Quando habilitada essa função, ele desabilita a transmissão de dados e indisponibiliza algumas funções do app.

Após habilitar essa opção, você deverá concordar com a seguinte mensagem pop:

Você pode cancelar, mas se confirmar…

… Toda a comunicação de dados entre a DJI e o app serão desabilitadas o que acarretará na indisponibilidade das seguintes funções:
– Atualizações de firmware
– Atualização da base de dados de segurança de voo
– Sincronização dos dados de voo
– Atualizações em tempo real de segurança de voo
– Acesso a páginas web de serviços de terceiros (como o AirData)
– Acesso ao mapa de voo
E no final pede para voar com cuidado, o que em outras palavras isso significa: “Você pode voar, mas não seremos responsáveis por falhas ocasionadas pela falta de informação que deixamos de lhe fornecer”

Depois do “Confirm” surge esse popup e fechando esse…
… será necessário fechar o aplicativo manualmente.

Testando o modo offline:
Ao abrir o DJI Fly, nenhuma novidade, se conecta ao drone normalmente mas no momento que tocamos no mapa, surge a mensagem:

Não abre o mapa

Confirma-se então que dados que são trocados dentre a DJI e o DJI Fly ficam desabilitados. Não abrindo o mapa, é possível voar normalmente, se estiver seguindo as normas voando em VLOS, mas existem situações que, por exemplo, o Mavic Mini é muito pequeno e estando a um pouco mais de 100 metros você não consegue ve-lo, algo que com o mapa poderia ajudar bastante.

Você pode quando quiser retornar ao “modo online” a qualquer momento, basta desabilitar o “Local Data Mode” e nesse caso, nem precisará reiniciar o aplicativo e…

…Lembre-se: se você voou em modo offline, pode sincronizar depois os dados de voo para aparecer no log do app DJI Fly (e no Air Data também), basta fazer o upload manual.

Conclusão:
Essa é mais uma resposta bem intencionada às críticas do governo dos EUA sobre a tal espionagem da DJI, desta vez, a fabricante chinesa resolveu implementar o modo offline como já existem nas versões enterprise de seus produtos, agora nos seus drones de consumo. O que pode ser bom para alguns, mas abre brechas para pilotos mal intencionados que tanto reclamavam de não poder decolar em zonas de restrição de voo (NFZ) poderem voar sem o alerta do app e confirmação online de que está voando em zona restrita.
Agora é aguardar e testar a maturidade dos pilotos de drone.

Se quiser comentar, fique à vontade, o espaço é seu. 🙂