Autel Evo II Pro e Autel Evo II Dual 640T RTK: lançamento iminente.
03/01/2021Meio (ou quase) despercebido, durante as festas de final de ano foi incluída na base de dados da FCC a estação móvel RTK GNSS* e qualquer semelhança com a mobile station do Phanton 4 RTK, não é mera coincidência: a ideia é mesmo concorrer e aproveitar a inclusão da DJI na Entity List, como já havíamos falado.
Conforme já havia sido divulgado no site “Mundo Conectado” em outubro, a Autel estava planejando as versões RTK do Autel Evo II Pro e Autel Evo II Dual 640T e parece que o lançamento no mercado norte americano é iminente: O seu desenho, que é uma “caixinha” é bem parecido (e nem tem como ser diferente) ao modelo da concorrente chinesa. Veja a imagem da etiqueta do modelo EOT disponibilizado à FCC:
O que é o sistema RTK?
Um GPS normal, existente em celulares, automóveis ou drones fornece um posicionamento com 5 a 10 metros de precisão. Para alguns tipos de trabalho, como a topografia, se faz necessário maior acuracidade, coisa de centímetros e para isso foi criado sistema cinemático em tempo real ou em inglês Real Time Kinematic.
Como funciona m RTK?
É necessário que uma estação base, no caso a conhecida mobile station fique lá fixa, paradinha, recolhendo dados precisos de posicionamento, conseguindo dessa forma obter o máximo de precisão. Combinado com a estação base , existe a estação “rover” aquela que fica no drone (sim, é aquele “copinho”): a estação base fica constantemente processando as informações, corrigindo, calculando e informando ao rover o seu posicionamento preciso, por isso o nome cinemático pois estará sempre em movimento. Agora que entendeu como funciona o sistema RTK, sabe porque é tão caro e exige profissionais treinados para realizar seus trabalhos com esse sistema.
E vamos ficando por aqui, aguardando a liberação da FCC dos quadricópteros da Autel, que deve ser em breve.
🙂
(*) GNSS significa Posicionamento Global por Satélite
.