SARPAS NG: Primeiras impressões

SARPAS NG: Primeiras impressões

22/05/2022 0 Por redação

Desde março vem sendo liberada de forma gratativa aos usuários cadastrados e interessados em testar, a versão em sua fase “Beta” do Sistema de Autorização de RPAs: o SARPAS NG, desenvolvido e administrado pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo, o DECEA.

Nos últimos dias venho testando e acredito ser o momento oportuno para expor aqui neste post uma percepção preliminar, no olhar de um usuário comum, aquele que está fazendo um passeio junto com a família e sente vontade de captar algumas imagens aéreas do local para guardar de recordação e compartilhar com amigos, ou seja, só vou falar aqui sobre o uso no modo de voo recreativo.

O Login é feito através do cadastro conhecido como GOV.BR: trata-se de uma conta única para acessar diversos serviços digitais do governo brasileiro, se o usuário já se cadastrou em algum serviço do governo federal (IRPF, Conecte SUS, Meu INSS, etc.) poderá usar o mesmo CPF e senha. Aquele login do SARPAS antigo não está sendo usado, não sei se será por caráter definitivo… Existem também outras formas de login (QR Token, login de seu banco ou Certificado Digital). O login foi rápido usando CPF e senha, e logo se abre o Painel. Modo responsivo¹: OK

Início

É a página inicial da interface, composta por:

  • Cabeçalho – Nome e CPF do Piloto, uma seta (pequena) para uma troca eventual de piloto e ícone de um piloto, onde ao clicarmos, obtemos as seguintes opções:
    • Contato (com o DECEA)
    • Configurações
    • Central de ajuda
    • Sair (logout)
  • Menu Principal – à esquerda, tem logo acima o botão verde “Solicitar Voo”, destacado, facilitando na sua localização. Possui agora pictogramas, facilitando a leitura e memorização dos itens;
  • Painel (ao centro) onde mostra os últimos voos e seu primeiro bug, que veremos abaixo, no teste feito na página “3 – Meus Voos”, pois a falha é a mesma.;
  • Informações adicionais – à direita, são preenchidos com banners e outras notícias importantes, ficou bem posicionado.

O Modo responsivo não apresentou problemas e se adaptou bem em diversas telas de celular.


Aeronaves

Em “Minhas Aeronaves” temos a relação das aeronaves vinculadas ao CPF logado no sistema. Pode ser que usuários sintam a falta do link para baixar o documento “Certidão de Cadastro de Aeronave não Tripulada” existente atualmente na versão de produção do SARPAS. Como é versão “Beta” pode ser que seja implementada no futuro.

O modo responsivo não apresentou problemas.

Voos

Em Meus Voos são apresentados os voos realizados em sua totalidade. Foram observados alguns bugs, que foram desaparecendo nos últimos dias, como voos não solicitados e exibição de dados pessoais como CPF de outros pilotos. Na coluna “ação” para cada voo existem os três pontinhos onde pode-se optar por ver ou cancelar. Senti a falta da opção de clonagem do voo, mas ok, pode ser também que seja implementado futuramente. Se você clicar em ver ou no código do protocolo, você poderá visualizar os detalhes do voo:

Em Detalhes do Voo, estão as informações sobre o voo solicitado.

Não vejo como bug, mas como pontos de melhoria para esta página:

  • Inclusão das coordenadas (para facilitar uma busca por outros app, como por ex. Google Maps);
  • Inclusão das altura e área (como no SARPAS);
  • Inclusão de um botão para impressão que leve a impressão apenas dos detalhes do voo, sem o menu. Sim, tem gente que gosta de imprimir essa informação;
  • No Mapa da “Área solicitada” poderia ter um zoom mais apurado da área ou região;
  • Quando status “Negado” poderia ter o motivo da restrição (ex, NOTAM, EAC, etc).

Bug encontrado: O QR-Code remete a um link quebrado.

Modo Responsivo Inexiste:

A adaptação às diversas telas é importante e “Detalhes do Voo” considero ser a principal: ela geralmente é aquela apresentada às autoridades em caso de abordagem do piloto através do seu smartphone.

Equipes

Não farei apontamentos sobre essa página pois não é usada em voos recreativos. 

Compartilhamento de Aeronaves

Idem, sem necessidade no caso.

Solicitar Voo

Deixei por último essa seção por ser a principal do sistema SARPAS, aquela que merece total atenção, afinal, ela é a que será mais utilizada. 

A princípio, tudo ficou mais fluido e fácil de preencher: o mapa agora (se você deixar liberada a localização do seu dispositivo) apresenta a localização de onde está o piloto e a seção “Resumo da solicitação” ficou mais simples no seu “aceite”.

01 – Dados Básicos de Voo

Simplesmente perfeito: direto ao assunto. Na janela de operação, pessoas confundem muito o horário UTC e utilizando o horário de Brasília ficou mais fácil. 
Bug: no campo “Comunicações” acredito que vinham mais opções na versão anterior, e nessa não consegui alterar. 

02 – Localização
Não encontrei problemas, mesmo simulando em smartphones, o sistema (se estiver habilitada a localização do dispositivo) agora apresenta a localidade e se o piloto for familiarizado com o sistema ASA fica muito mais fácil ainda.

Nada a acrescentar, e nesse caso só a elogiar.

Modo responsivo funciona bem e mais fácil que a versão anterior do SARPAS.

03 – Resumo da solicitação
Ficou mais simples e objetivo, sem a necessidade de anuência de cada item do termo de aceite. 

Após enviar, em poucos segundos já recebemos a resposta:

Clicando no protocolo, obtemos os detalhes desse voo:

Veredito: Estou gostando 🙂

Tempo

Tempo médio de preenchimento: 60 segundos
Tempo médio de aprovação/negação do voo: 15 segundos

Finalizando, por se tratar de uma versão Beta, bugs são esperados, e nossa missão é testar, apontá-los e fui isso que fiz: tudo o que está sendo apresentado aqui nesse post, pontos positivos, negativos, sugestões de melhoria e claro, bugs encontrados foram enviados ao DECEA, através do “Contato”. Recomendo que mais pessoas testem o sistema, que pelo visto, está liberado para qualquer cidadão que possua cadastro e que venha atualmente utilizando o sistema SARPAS.

Alguns links úteis:

ASA – (Simulador do SARPAS) – asa.decea.mil.br/sarpas

SARPAS NG – https://sarpas.decea.mil.br/

(1) Modo responsivo é a adaptação do layout do site de acordo com a tela do dispositivo. Eu simulei diversas telas utilizando uma extensão do Google Chrome chamada “Simulador de Celular” que dá também para testar em outros dispositivos, como tablets e alguns modelos de macbook por exemplo.