AGROBEE: linha de drones gigantes de pulverização agrícola no Brasil

AGROBEE: linha de drones gigantes de pulverização agrícola no Brasil

25/05/2024 0 Por redação

A empresa brasileira Agrobee Aircraft demonstrou um drone gigante de pulverização agrícola, o Agrobee, que pode transportar até 900 quilos de pesticidas ou outros produtos. Segundo a fabricante, esse novo desenvolvimento “é uma inovação revolucionária no setor agrícola e representa um grande avanço na eficiência e precisão das práticas agrícolas”. A empresa apresentou sua solução na Agrishow 2024, principal evento de tecnologia agrícola do Brasil, e recebeu 50 pedidos.

Como relata a Agrobee Aricraft : “Esta aeronave é projetada com tecnologia de ponta, capaz de decolagem e pouso vertical, vôo em baixa velocidade e grande autonomia, proporcionando excelente flexibilidade para operações agrícolas. sistema de pulverização e dispersão que pode ser feito com precisão e eficiência. Além disso, suas capacidades inovadoras se estendem à distribuição de sementes, permitindo o plantio preciso na área desejada.”

O “menor” modelo da nova linha Agrobee, com capacidade de 200 litros de carga

O drone também resolve a equação da peso x autonomia, pois pode permanecer no ar por até 80 minutos, funcionando com biodiesel, gasolina ou etanol (que então alimenta a bateria). Em comparação, o popular drone Agras da DJI só consegue permanecer no ar em média. ao ar por 30 minutos.

Construção modular: Fácil de montar e transportar

O Agrobee 100 e o Agrobee 900 podem transportar 100 litros e 900 litros de pesticidas respectivamente. Embora o Agrobee 100 e o Agrobee 900 ainda estejam em desenvolvimento, o Agrobee 200 já está no mercado com um preço de pré-venda de US$380 mil.
É possível percorrer 380 hectares por dia com o Agrobee 200, porque ele funciona quase 24 horas por dia e só precisa parar cinco minutos para reabastecer. A série Agrobee também possui as seguintes funções:
1. Pulverização de alta precisão: O sistema de pulverização pode alcançar uma distribuição de pulverização uniforme e precisa para evitar desperdício e poluição.
2. Navegação autônoma: O sistema de navegação autônoma pode operar sem intervenção manual. O sistema utiliza sensores GPS, câmeras e ultrassom para mapear o terreno e planejar rotas de voo.
3. Sensor de segurança: Equipado com sensores de segurança para ajudá-lo a evitar obstáculos e pessoas. Isso torna as operações da Agrobee mais seguras.

Navegação autônoma:

Na imagem vimos a interface da aplicação do planejador de voo.

Todo voo é realizado de forma autônoma e necessita apenas da pré-programação do plano de voo antes de cada missão. Essa tarefa é desempenhada pelo técnico após um treinamento e consiste em mapear a área que será voada durante a aplicação do produto. Uma vez feito isso a rota é transferida para o AGROBEE através de uma comunicação sem fio e o equipamento estará pronto para o voo.

Especificações Técnicas:

Conclusão:
Vimos que a tecnologia híbrida para vem ganhando cada vez mais espaço no mercado, o que se percebeu na DroneShow 2024, realizada entre 21 e 23 de maio, quão grande foi a quantidade de stands repletos de novos produtos da recente categoria eVTOL voltados não tão somente ao agronegócio, como nas áreas de segurança, defesa, logística e de transporte de passageiros.

Fonte: https://agrobee.tec.br