Fimi X8 Mini – Será mesmo um concorrente (a altura) do DJI Mini 2?
25/03/2021No site AliExpress, já se encontra em pré venda e pela especificações do site, podemos adiantar alguns pontos, que podem ajudar a decidir pelo seu primeiro drone, ou pelo menos, tirar conclusões sobre diferenças entre o DJI Mini 2 e o seu mais recente concorrente.
O produto
O objetivo do desenvolvimento deste novo produto da Fimi, uma divisão da gigante Xiaomi é ocupar uma parte do market share¹ dos drones com peso de decolagem abaixo de 250 gramas, onde em muitos países é considerado como “drone de brinquedo”, não necessitando dessa forma alguns registros burocráticos do piloto, do drone e também por trazer menos riscos no uso do espaço aéreo. Obviamente, a intenção também é concorrer diretamente com os sucessos de vendas da DJI, o Mavic Mini e recentemente, o DJI Mini 2.
O Design
A primeira impressão, pelo menos nas fotos é de um mini drone com as mesmas dimensões dos DJI Mini (Mavic Mini e Mini 2), parece ser bem construído e o que chama a atenção é a disponibilidade de duas cores: branco e laranja, assim como as duas entradas de ar na frente e na parte superior, e essa última existe decerto para captação forçada de ar. A bateria é colocada na parte de trás, e por falar em traseira, o design ficou bem limpo. Tem um acesso retangular provavelmente para a ponta dedo destravar a bateria na sua retirada e nesse mesmo local é a entrada para cartão de memória e porta USB (provavelmente tipo “C”). Pelos ângulos das fotos, não vimos led de status de voo, mas provavelmente deva existir na mesma posição dos DJI Mini. Em resumo, ficou muito bonito e segue aquele modelo de sucesso de poder levar sua câmera voadora para qualquer lugar sem ocupar espaço.
Câmera
Trata-se de uma câmera instalada em um gimbal de três eixos, que promete uma estabilização melhor que dos DJI Mini. Você conseguirá produzir vídeos de 4K a 60 frames por segundo, com função HDR, que aumenta a exposição nos objetos escurecidos pela sombra, por exemplo:
Os vídeos são gravados no codec H.265/HEVC² em uma taxa de bits de 100 Mbit/s com os formatos suportados DNG e F-log, dando assim, maior liberdade nas edições.
O sensor (talvez Sony IMX557) de 1/2.6″ é um pouco menor que o 1/2.3″ dos DJI Mini (e do Fimi X8 SE = 1/2.3″) mas consegue da mesma forma obter imagens com boa qualidade, na resolução máxima de 4000 x 3000 pixel, ou seja, 12MP. Para quem gosta de fotos noturnas, uma das funções do aplicativo de voo é o “Night Shooting” que usa uma tecnologia própria para redução de ruído, resultando em fotos noturnas mais nítidas:
Baterias
Para esse modelo, a Fimi disponibilizou dois tipos de bateria, provavelmente com as mesmas especificações do DJI Mavic Mini e o DJI Mini 2, a mais pesada que pelo desenho aparenta ser de Íons de Lítio (Li-Ion) de 7.2V e 2400 mAh e outra de Polímero de Lítio (LiPo) de 7.7V de 2250mAh, que oferecem autonomia respectivamente de 30 e 31 minutos.
Vale um destaque especial a solução para carregar as baterias tanto a “standard” como a “pro”: você pode usar um bom carregador para smartphone de 9V/3A e conseguirá rapidamente carregar a bateria através de um cabo USB tipo “C” de boa qualidade:
Controle
O controle é bem parecido com o modelo utilizado nos Fimi X8 SE, fácil para colocar o smartphone, além de ser leve e compacto para guardar.
Alcance e qualidade de transmissão
O novo X8 Mini utiliza o mesmo sistema de transmissão do FIMI X8 SE 2020, conhecido por TDMA, com alcance³ (livre de interferências) de 8Km. Resta saber se a qualidade de sinal é tão boa quanto o sistema Occusync 2.0 da DJI.
Poderá voar sem o controle
O drone poderá se conectar diretamente ao seu smartphone, claro, terá o alcance muito reduzido, algo em torno de 100m o que é prático e suficiente o bastante para suas selfies aéreas, por exemplo.
Resistência ao vento
Assim como o seu concorrente DJI Mini 2, o X8 Mini poderá resistir ventos entre 5,5 e 7,9 m/s, algo em torno de 35 Km/h. Suas hélices conforme descrição no site têm 47mm de comprimento, para efeito comparativo, as hélices do Mavic Mini medem 55mm.
Modos Inteligentes de voo
Uma das grande vantagens frente aos seus concorrentes, são os modos de voo, alguns inéditos no DJI Mini 2:
- Smart Tracking – Selecione o objetivo e o drone seguirá de forma precisa;
- One-tap Shots – Com um simples toque execute tomadas profissionais, como selfie, surround, soaring ou screw;
- Plan shooting – Programe a rota, seus pontos de interesse e funções de câmera para esse voo;
- Timelapse – Poderá criar vídeos de lapso de tempo com excelente qualidade;
- Live Streaming – Transmissões de imagens que você poderá compartilhar tempo real;
- Panorama ;
- SAR (Search and Rescue Mode) – Com zoom digital de 3x, posicionamento GPS, peso leve e bom alcance, pode ser um grande assistente em missões de busca e salvamento.
Precision Landing (precisão de pouso)
O X8 Mini utiliza a câmera inferior para reconhecer um launch pad para um pouso preciso.
Múltiplas funções para um voo seguro:
– Modo de retorno para casa (RTH)
– Rastreamento por GPS em tempo real
– Proteção de No Fly Zone
– Alerta de vento forte
– Alerta de energia excessiva
– Alarme para retorno de bateria insuficiente
Alguns detalhes técnicos:
– Posicionamento por satélites GPS (EUA), Glonass (Rússia) e Beidou (China)
– Dimensões: 145x85x56mm (fechado) e 200x145x56mm (aberto)
– Peso: Com bateria Li-Ion standard 258 gramas e com a bateria LiPo “pro” 245 gramas
– Velocidade máxima: 16 m/s (cerca de 57 km/h)
– Conexão WiFi no padrão FCC modulando nas frequências de 5.725 a 5.825 GHz , 10 canais
Conclusão e preço:
Talvez a parte mais difícil é ter alguma conclusão sem ter o drone voando, porém, na teoria, se cumprir boa parte do que está sendo divulgado será um sucesso de vendas e atingirá o seu objetivo que é “morder” uma parte das vendas da sua principal concorrente além de colocar um drone abaixo de 250 gramas de excelente qualidade com um preço em torno de 399 e 499 dólares.
Vale lembrar que o Fimi carrega o nome e qualidade da Xiaomi, pena e infelizmente, o pequeno interesse no mercado brasileiro apesar de ter loja oficial: a Mi Brasil, onde inclusive lá é vendido o mini drone Mitu. Quem sabe os ventos mudam de direção…
Comparado com DJI Mini 2:
Prós:
– Mais funções inteligentes de voo
– Pouso preciso
– Opção por voar apenas com o smartphone
– Função específica para fotos noturnas
– Solução de carregamento das baterias bem simples e prático
– Preço
Contras:
– Não é vendido, possui assistência oficial ou garantia aqui no Brasil
– Muitos donos de X8 reclamam da falta de peças, inclusive no exterior
– Posicionamento GPS: poderiam optar pelo sistema Galileu como no DJI Mini 2
– Sistema de transmissão WiFi TDMA que sofre bastante com interferências nos modelo X8 SE
Finalizando, tentamos colocar as informações conforme o anúncio da loja oficial da Fimi no AliExpress, seus pontos positivos e negativos, comparados ao seu principal concorrente e como está em fase de pré lançamento, com data prevista dia 6 de abril, para assim começarem as pré vendas, podemos esperar um bom tempo até ter esse bebezinho nas mãos.
Fonte: AliExpress
.
Link para comprar o FIMI X8 Mini
► Banggood: http://bit.ly/fimix8mini
► Aliexpress: https://s.click.aliexpress.com/e/_A6QsTS
.
.
.
(1) Significa “fatia do mercado”
(2) High Efficiency Video Coding – que é a última versão do sistema de compressão de vídeos de alta resolução
(3) O alcance é apenas uma referência a potência de sinal, onde quando maior for, melhor a qualidade do sinal