GoPro: patente de tecnologia de redução de ruídos de drone indica que voltará ao mercado aéreo?
09/06/2021Qualquer um que esteja operando drones sabe que quando os drones estão gravando, eles geralmente não gravam sons ambientes, porque basicamente só haverá ruídos das suas hélices e motores, mesmo que algumas marcas afirmem dizer “hélices de barulho reduzido”, mas o barulho ainda está lá, só um pouco mais baixo. Recentemente, a Sony e a GoPro solicitaram e obtiveram patentes respectivas para a tecnologia de cancelamento de ruído de drones. O que é um pouco curioso é que a GoPro anunciou sua retirada do mercado de drones em 2018, mas o desenvolvimento original da tecnologia de drones continua.
Com módulos de captura de áudio e metadados, filtros
De acordo com informações do US Patent and Trademark Office, a patente da GoPro para “Tecnologia de redução de ruído de aeronaves”, registrada em janeiro do ano passado, foi aprovada no dia 1º deste mês. O resumo do documento de patente afirma que o sistema de cancelamento de ruído para drones pode ter módulos de captura de áudio, módulos de metadados e filtros. O módulo de captura de áudio pode ser configurado para receber sinais de áudio capturados pelo microfone da câmera. O módulo de metadados pode ser configurado para recuperar informações de ruído associadas aos componentes de geração de ruído em execução no drone. O filtro pode ser configurado para receber sinais de áudio e informações de ruído do módulo de captura de áudio e recuperar o perfil de linha de base do banco de dados com base nas informações de ruído. O perfil de linha de base inclui parâmetros de ruído para filtrar frequências de áudio do sinal de áudio correspondente ao componente de geração de ruído. O filtro pode gerar um sinal de áudio filtrado para saída.
Possibilidade de filtrar o ruído gerado por drones
Em outras palavras, quando um veículo aéreo não tripulado com esta tecnologia patenteada usa uma câmera gimbal para filmar, o sistema de redução de ruído pode filtrar o ruído de “zumbido” gerado pelos componentes do drone, de modo que possa capturar o som ambiente do assunto como uma câmera normal. Mas o que é curioso é que o drone descrito no documento de patente da GoPro é o seu drone Karma; no entanto, a GoPro anunciou em 2018 após demissões em massa que o Karma era o último drone da empresa. Disse que a GoPro desistiu de continuar a desenvolver drones e retirou-se oficialmente do mercado aéreo. Esta patente de cancelamento de ruído, indica que a GoPro em breve retornará ao mercado, ou será que a tecnologia patenteada só será usada em câmeras de ação GoPro Hero que podem ser montadas em drones FPV por exemplo?
A Sony solicitou sua própria tecnologia patenteada de cancelamento de ruído
No mês passado, a Sony também anunciou uma tecnologia patenteada de cancelamento de ruído para seus próprios drones. De acordo com a descrição da patente, o drone é equipado com um alto-falante para capturar o som ambiente de uma área específica após o drone ser corretamente posicionado e, em seguida, gerar sinais de áudio para eliminar o ruído ambiental.
Fonte: Drones Player (China)