Milhares de pessoas ficaram sem luz depois que um drone de entrega colidiu com linhas de energia
30/09/2022O porta-voz da Energex (estatal de energia australiana) , Danny Donald, disse à ABC Radio Brisbane pessoas em Browns Plains, ao sul de Brisbane, e os arredores imediatos ficaram sem energia ontem depois que um drone carregando comida atingiu a rede por volta das 14h.
A Energex restaurou a energia para cerca de 2.000 clientes por 45 minutos, enquanto 300 clientes nas imediações desse drone ficaram sem energia por três horas.
“A refeição ainda estava quente dentro da caixa de entrega do drone quando a equipe chegou lá”, disse Donald.
“Esta é a primeira vez que vejo isso acontecer. Pode ter sido simplesmente um mau funcionamento do equipamento. Pode ter sido um erro humano.”
Donald disse que, como não houve danos permanentes à rede não solicitaria que a empresa de entrega de alimentos cobrisse os danos. No entanto, disse ele, se qualquer pessoa ou empresa causar danos à rede, por exemplo, ao inverter em um poste de energia, a Energex pode buscar o custo dos reparos dos danos.
Ele disse que todos, incluindo empresas, devem ter cuidado para não deixar objetos atingirem linhas de energia ou causar danos à rede.
Energex pede que o bom senso prevaleça
Ao longo dos anos, vários objetos, incluindo sapatos, guarda-chuvas, trampolins, pipas e até assentos sanitários, causaram problemas, disse ele.
Donald disse que, embora haja um perigo imediato se algo atingir as linhas de alta tensão, também houve um inconveniente significativo para os moradores e empresas que ficaram sem energia.
“Não são apenas casas e empresas. Estamos falando de luzes de rua e semáforos e esse tipo de coisa”, disse ele.
O que disse a Wing
Um porta-voz da Wing, empresa que opera a entrega de drones, disse que um drone fez um “pouso controlado por precaução ontem … e parou em uma linha de energia aérea”. “Relatamos isso imediatamente à Energex, que compareceu ao local, disse o porta-voz.
“Lamentamos qualquer inconveniente causado. Estamos atualmente conduzindo uma revisão do evento de ontem.”
Fonte: ABC News (austrália)