O novo DJI Mini SE já estava no Brasil há meses
17/07/2021Fazia muito tempo que a gente não andava fazendo aquela garimpada na Internet para achar algum vazamento e foi na FCC (a Anatel dos EUA) que vimos a inclusão do DJI Mini SE no dia 06 de julho:
Acima, o site da FCC e, em destaque, o registro do DJI Mini SE. Como todo curioso, entramos no registro da FCC à procura alguma informação, como fotos, manuais, essas coisas, mas tudo fica bloqueado, MENOS a imagem da etiqueta do fabricante:
Agora com essa informação fica fácil: como sabemos que a DJI envia seus produtos para que sejam feitas certificação e homologação para atender as exigências de emissão de rádio dos respectivos países, fomos consultar as homologações no site da Anatel. Em uma pesquisa rápida, encontramos sua homologação no Brasil, e seu lindo certificado com data de 16/03/2021:
E algumas das fotos do produto que foi enviado pela DJI, feitas pela entidade certificadora para que seja feita a homologação no Brasil:
Um dos detalhes que chamam bastante a atenção é o modelo, mesmo que seja um DJI Mavic Mini repaginado, houve uma grande preocupação em enviar bem antes do dia 16 de março para homologação, talvez seja para que as revendas no Brasil consigam lançar quase que simultaneamente com o resto do mundo. O que pode demorar um pouco é o transporte da China para cá, mas é muito bom saber que adquirindo aqui o produto homologado pela Anatel, terá garantia no Brasil.
Pode ser que perguntem “-Mas porque raios lançar um produto inferior ao DJI Mini 2?” E com razão, o controle é o antigo Wi-Fi com aqueles problemas de interferência de sinal que já conhecemos, a câmera não é 4K, enfim…
Mas a gente sabe há tempos que a DJI de boba não é nada, provavelmente deva estar focando no mercado do “meu primeiro drone” e também como uma resposta aos demais fabricantes que vêm lançando seus drones sub 250 gramas (como o Hubsan Zino Mini e Fimi X8 Mini). Então fica a dica: se seu objetivo é portabilidade, obter imagens aéreas para seu lazer, não precisa ir voar em centros urbanos muito longe e o orçamento está curto, esse é o drone ideal. E está até melhor que o Mavic Mini, pois virá com uma carcaça mais reforçada e mais força para aguentar ventos.
Em tempo: Conhecemos gente que vêm estudando e ganhando dinheiro com o Mavic Mini fazendo mapeamento e processando as imagens em softwares open source, entregando produtos como ortofoto, modelos de elevação, de cobertura vegetal e até modelos 3D!
Mas isso é uma outra (e boa) história que vamos detalhar futuramente…
Até a próxima!