Poderá seu drone ser afetado pelo “bug” de 6 de abril?

Poderá seu drone ser afetado pelo “bug” de 6 de abril?

25/02/2019 0 Por redação

O bug do ano 2000 chocou a indústria de TI, mas a queda não foi tão ruim quanto o previsto. No entanto, um novo problema em potencial pode estar prestes a interromper a eficácia do GPS e de todos os dispositivos que dependem ou utilizam a tecnologia globalmente.

Em 6 de abril de 2019, um problema de codificação de software técnico relacionado à maneira pela qual os receptores de GPS decodificam o sinal de satélites pode fazer com que vários dispositivos, com chips GPS embutidos, não consigam se fixar na posição. Esse problema pode persistir para alguns dispositivos mais antigos após o período de substituição, para outros, o problema pode estar presente apenas durante o roll-over, ou mudança de data, com a funcionalidade completa retornando logo após. A questão, relacionada à convenção de numeração dos dados de registro de data e hora, é detalhada em um artigo do TheRegister, que fornece um resumo técnico detalhado.

Os sinais GPS dos satélites incluem um registro de data e hora, necessário em parte para calcular o local de uma pessoa, que armazena o número da semana usando dez bits binários. Isso significa que o número da semana pode ter 210 ou 1024 valores inteiros, contando de zero a 1023 neste caso. A cada 1024 semanas, ou aproximadamente a cada 20 anos, o contador passa de 1023 para zero. O primeiro sábado de abril marcará o final da semana 1024, após a qual o contador passará de 1023 para zero. A última vez que o número da semana transbordou foi em 1999, quase duas décadas depois da primeira época em janeiro de 1980. TheRegister

A escala desse problema pode prejudicar os dispositivos dependentes de GPS e causar impacto em carros, telefones celulares, câmeras, dispositivos de rastreamento e, é claro, nossos queridos drones.

O Departamento de Segurança Interna dos EUA emitiu um memorando formal sobre esse assunto, aconselhando aqueles que utilizam dispositivos dependentes de GPS a atualizar seu firmware imediatamente.

E você? Irá voar após ter lido esse artigo? Comente.

Leia mais sobre (em inglês) no DroningON