Primeiro drone a abastecer alpinistas e remover resíduos no Monte Everest

Primeiro drone a abastecer alpinistas e remover resíduos no Monte Everest

09/06/2024 0 Por redação

O DJI Flycart 30 estabeleceu novo recorde para transporte usando drones em altitudes de até 6000m, fornecendo suprimentos a alpinistas e auxiliando na coleta de lixo e material descartado.

A montanha de lixo mais alta do mundo
O Monte Everest, a montanha mais alta do mundo, teve 6.664 subidas bem-sucedidas até 2023. Com o aumento do número de alpinistas, a montanha também se tornou famosa como o “depósito de lixo mais alto do mundo”. De acordo com o Nepal Times, cerca de 140 toneladas de resíduos foram depositadas no Everest nos últimos 70 anos, incluindo garrafas de oxigênio, embalagens de alimentos, dejetos humanos e até corpos de alpinistas caídos.
Os alpinistas que desejam chegar ao cume precisarão de suprimentos essenciais, como tanques de oxigênio e tendas, que muitas vezes são transportados pelos auxiliares locais. A rota do Acampamento Base do Everest (EBC) até o cume passa por áreas extremamente perigosas, como a cascata de gelo Khumbu, uma das etapas mais perigosas da rota sul devido suas inesperadas avalanches.

Carga de 15 kg a uma altitude de 6.000 metros
De 25 de abril a 1º de maio, o FC30 completou testes de voo pairado (hovering), testes de transporte descarregado e testes de transporte de retorno carregado na região sul do acampamento base (5.300 metros) e em altitudes mais elevadas. Os testes mostraram que o FC30 poderia transportar de forma estável 15 kg de suprimentos do EBC de 5.300 metros para o campo C1 de 6.000 metros. Isto encurtou a caminhada arriscada e demorada (6-8 horas) pela cascata de gelo Khumbu para apenas 10 minutos.

Os testes finais de voo confirmaram que o FC30 poderia decolar de forma estável a partir de 5.300 metros em temperaturas de -5°C e velocidades de vento de 15 m/s (54km/h) sem ajustes. Durante os testes, o drone atingiu uma altura máxima de voo de 6.191,8 metros e conseguiu pairar por 17 minutos. Para a tarefa de transporte, que envolvia transportar uma carga de 15 kg por 2,7 km com uma diferença de altura de 700 m, o FC30 ainda tinha 43% da carga restante da bateria após uma viagem de ida e volta.

Obstáculo: Encontrar um ponto de partida adequado devido as perdas de sinal

Antes dos testes, a equipe da DJI notou que partes da rota do acampamento base até C1 bloqueavam a visibilidade do drone. Isso exigia um ponto de partida sem obstruções de sinal. Após vários ajustes, eles finalmente encontraram um ponto de partida adequado com interferência mínima de sinal. Obstruções de sinal podem fazer com que o controle remoto perca a conexão com o drone. Ao projetar uma rota de fuga que continue após a perda de sinal e ao usar uma corda estendida com mecanismo de autodescarregamento, as mercadorias poderiam ser transportadas para o campo C1. No entanto, este método originou fases de voo sem sinal, o que impossibilitou a recolha de resíduos.

Solução:
Este problema foi rapidamente resolvido com o Modo Operador Duplo do FC30, que utilizava vários controles remotos de diferentes posições. No entanto, isto exigia que um piloto experiente subisse até ao Acampamento 1, o que exigia uma licença de escalada, o que motivou (infelizmente) que esta solução seja descartada nos testes iniciais de entrega.
Após vários ajustes, a equipe da DJI Delivery descobriu que o terreno do acampamento C1 até o topo da cascata de gelo Khumbu é relativamente plano, permitindo que o pessoal faça viagens de retorno rápidas. Além disso, esta área está localizada acima da cascata de gelo Khumbu e ao longo da rota de escalada, o que elimina a necessidade de reparar trilhas através de fendas.
Forma realizados alguns voos de teste utilizando um DJI Mavic 3T, e desta maneira, finalmente identificaram um ponto-alvo estável para voos de piloto único em C1, resolvendo efetivamente o problema de sinal.

Assista ao vídeo e conheça mais sobre esta operação, espero que gostem:

Fonte: DJI

Um Monte Everest mais seguro e limpo
O teste de transporte FC30 Everest estabeleceu um recorde mundial para a implantação de um drone de entrega a 6.000 metros de altitude oferecendo novas soluções para vários projetos de escalada comercial em todo o mundo. A aplicação do FC30 na região do Everest gerou muito entusiasmo entre as autoridades locais e organizações comerciais de escalada no Nepal. Segundo eles, a aplicação do transporte de drones em alta altitude pode inaugurar uma nova era para montanhismo em alta altitude e operações de resgate.

Fontes:
DJI
Dronewatch