Desfibriladores e drones: empresa europeia implanta tecnologia que salva vidas

15/05/2020 0 Por redação

Quando alguns momentos contam, veículos aéreos não tripulados mostram enormes benefícios sobre o transporte rodoviário tradicional. Essa diferença de velocidade é o que faz dos desfibriladores e drones uma solução atraente.

A empresa sueca de drones Everdrone anunciou que está implantando um sistema de drones que entrega desfibriladores externos automáticos (DEA) no cenário de paradas cardíacas. Os espectadores poderão usar os DEAs antes que os respondentes cheguem.

“As paradas cardíacas fora do hospital afetam cerca de 275.000 pessoas na Europa a cada ano e têm uma baixa taxa de sobrevivência de cerca de 10%. Pesquisas sugerem que quando a RCP (reanimação cardio pulmonar) e a desfibrilação precoce são iniciadas nos primeiros minutos, a taxa de sobrevivência pode aumentar para até 70% ”, diz o comunicado à imprensa da Everdrone. “

Agora disponível para mais de 80.000 residentes na área de Gotemburgo, na Suécia, o serviço faz parte de um estudo clínico em colaboração com o centro de atendimento de emergência nacional da Suécia, o SOS Alarm, e o Centro de Ciência de Reanimação do Karolinska Institutet (KI).

“Ao combinar nossa plataforma avançada de drones e know-how no espaço regulatório, finalmente podemos lançar esse aplicativo que salva vidas”, diz Mats Sällström, CEO da Everdrone. “A colaboração com SOS Alarm e KI foi absolutamente crucial para a realização do conceito em termos de capacidade de executar uma resposta rápida de alarme e gerenciar os problemas médicos e éticos envolvidos”.
“Quando o drone chega ao local designado, o DEA é abaixado ao chão enquanto o drone permanece pairando a 30 metros de altitude. Esse procedimento elimina vários riscos associados ao desembarque de um drone perto de pessoas ”, explica Everdrone.

“O método de abaixar o desfibrilador do drone com a ajuda de um guincho é algo que desenvolvemos e testamos há muito tempo”, diz Sällström. “Realizamos inúmeras entregas de testes nos últimos meses, e os resultados mostram que o método funciona muito bem.”
“Vemos um enorme potencial para esse tipo de sistema de drones totalmente integrado. Este estudo é único, o primeiro do gênero no mundo, e esperamos avaliar objetivamente o projeto em conjunto com Everdrone e SOS Alarm ”
, diz Andreas Claesson, professor associado do Karolinska Institutet.

Fonte: DroneLife.com