DJI Mavic Air 2 fora dos EUA: sem AirSense, menos alcance

DJI Mavic Air 2 fora dos EUA: sem AirSense, menos alcance

30/04/2020 0 Por redação

Sabe aqueles 10 km de transmissão do novo Mavic Air 2? Não será bem assim…

Porque?
O DJI Mavic Air 2 foi lançado com a nova tecnologia de segurança AirSense da DJI e um alcance máximo de transmissão de 10 km isso se você estiver nos Estados Unidos. O Mavic Air 2 em todo o mundo estará ausente do AirSense e terá 4 km de alcance na distância máxima de transmissão.

AirSense (ADS-B)
O AirSense da DJI é essencialmente um receptor ADS-B (transmissão automática de vigilância dependente) que o notifica de helicópteros e aviões tripulados voando perto do seu Mavic Air 2. Este é apenas um receptor. A FAA não quer que os drones transmitam seus próprios sinais ADS-B por temores de congestionamento nas ondas aéreas.
A FAA está pressionando agressivamente pela adoção do ADS-B, o que explica por que a DJI priorizou a tecnologia para a variante norte-americana do Mavic Air 2. A DJI ficou sem as peças necessárias para fazer o AirSense funcionar em outras regiões, provavelmente um resultado do COVID-19, interrompendo a produção nas fábricas que produzem esses componentes. Portanto, por enquanto, se você deseja ter o módulo ADS-B, sua única opção é comprar um Mavic Air 2 de um vendedor americano. A DJI diz que o ADS-B pode estar disponível em modelos vendidos em outras regiões a partir deste verão. (A partir de Junho no Hemisfério Norte)

Distância máxima de transmissão
A distância de transmissão é a distância máxima que você pode ter controle total sobre o drone e receber um fluxo de vídeo saudável. A distância máxima de transmissão oficial da DJI para o Mavic Air 2 é de 10 km (6,2 milhas), mais do que suficiente para obter algumas fotos impressionantes e ter paz de espírito ao voar de longa distância. É o caso dos Estados Unidos, onde a Comissão Federal de Comunicação (FCC) é responsável por regular a potência do transmissor. A permissão de energia nos Estados Unidos é de ≤26 dBm (potência medida em decibéis referenciados por um miliwatt) para 2,4 GHz e 5,8 GHz, dando ao drone sua distância máxima de transmissão de 10 km.

Vários outros reguladores estão cobrindo o resto do mundo, incluindo o Regulamento da Rádio Estatal da China (SRRC), a Conformité Européene (CE) para produtos vendidos e produzidos no Espaço Econômico Europeu e o Ministério de Assuntos Internos e Comunicações (MIC), que cobre o Japão. Todos esses reguladores têm permissões máximas de energia do transmissor mais baixas e, portanto, limitam o Mavic Air 2 a uma distância máxima de transmissão de 6 km (3,7 milhas). A potência do transmissor do SRRC é ≤20 dBm para 2,4 GHz e ≤26 dBm para 5,8 GHz. A potência do transmissor da CE para 2.4GHz também é ≤20 dBm, enquanto 5.6GHz é apenas ≤14 dBm. O MIC possui apenas um limite definido para 2,4 GHz, que também é ≤ 20 dBm.

Embora seja uma decepção que alguns compradores não consigam obter a distância total de transmissão anunciada, não deve ser muito complicado se você estiver voando legalmente. Voar 6 km mantendo uma linha de visão visual para o seu drone não seria a coisa mais fácil de fazer. É provável que você a perca de vista muito antes de atingir a marca dos 6 km.

Como você pensa sobre os diferentes padrões estabelecidos pelos diferentes reguladores? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.

Fonte: DroneDJ

NR: Conversando há pouco com o Rafael Ritter do Canal Dronemodelismo, ele lembrou que, como acontece hoje o Mavic Mini ser exatamente o mesmo comercializado nos EUA, existe a possibilidade de termos o Mavic Air 2 nas revendas oficiais DJI do Brasil equipado com o ADS-B que foi homologado pela Anatel. Mas vamos aguardar, em breve teremos essa certeza.