DJI AirSense a partir de 2020 em todos os seus produtos

DJI AirSense a partir de 2020 em todos os seus produtos

22/05/2019 0 Por redação

O sistema de alerta já existente no DJI Matrice 200 v.2 será utilizado em todos os drones DJI a partir de 2020

O DJI AirSense é um sistema de alerta que usa a tecnologia ADS-B para dar aos pilotos de drones maior consciência situacional e ajudá-los a tomar decisões responsáveis durante o voo. Esse recurso reúne dados de voo enviados automaticamente de aeronaves próximas com transmissores ADS-B, analisando-os para detectar possíveis riscos de colisão e alertar os usuários com bastante antecedência através do aplicativo móvel DJI.

Durante anos, a DJI tem estado na vanguarda da inovação – especialmente quando se trata de segurança. Agora, estamos dando o próximo passo – implementar a tecnologia ADS-B para permitir que os pilotos de drones detectem e evitem que as aeronaves tradicionais voem nas proximidades. Nós chamamos isso de DJI AirSense. Esse recurso estabelece um novo padrão de indústria de drones para segurança e confiabilidade, dando aos pilotos outra ferramenta para entender os céus ao seu redor, tomar boas decisões e voar com segurança. O DJI AirSense se tornará padrão em todos os drones DJI acima de 250 gramas.

O ADS-B (fonte: DJI)

Verifica aeronaves nas proximidades em tempo real
O ADS-B (Transmissão Automática de Vigilância Dependente) utiliza sinais de satélite e rádio para identificar os locais das aeronaves e compartilhar esses dados em tempo real. Esta tecnologia tem sido amplamente utilizada na aviação há anos nos Estados Unidos, Canadá, Austrália, Índia e Europa, e tornou-se uma parte cada vez mais importante do ecossistema de segurança da aviação.
In x Out
A tecnologia ADS-B possui dois componentes principais: O primeiro é o ADS-B Out, que pode ser instalado em aeronaves tradicionais para determinar e transmitir informações de voo, como trajetória de voo, velocidade e altitude. O segundo é o ADS-B In, que recebe informações transmitidas pelos transmissores ADS-B Out. Os drones DJI com AirSense usam apenas ADS-B In, o que significa que eles podem ver aeronaves tradicionais próximas sem congestionar as ondas de rádio adicionando transmissões adicionais.

Em resumo: o AirSense utiliza o receptor ADS-B “In”: isso significa que o piloto poderá receber alertas de proximidade de aeronaves, porém, não poderá transmitir (ADS-B Out), ou seja, o contrário não ocorrerá.
Como toda novidade, tudo funciona perfeitamente na teoria, mas será interessante observar o comportamento deste sistema no futuro, pois cada vez mais aparecerão no céu drones em voos autônomos fazendo entregas ou executando outras operações fora da visada do piloto (BVLOS) e várias aeronaves no Brasil, especialmente as pequenas e helicópteros, não possuem (ou não acionam) transponders ADS-B .

E você, o que acha desse do DJI AirSense? Acredita que irá atrapalhar a concentração do piloto, ou dará mais tranquilidade, sabendo que qualquer aeronave que surgir receberá um alerta?

Fonte: https://www.dji.com/br/flysafe/airsense
Veja mais: Sites que mostram em tempo real dados das aeronaves (posição, altitude, velocidade, etc)
Flight Radar
Plane finder
AirNav – RadarBox