Mavic 3: Um recall branco
08/03/2022Algum tempo atrás quando trabalhava em uma montadora, via algumas vezes acontecer de um produto mesmo que testado exaustivamente, ter alguma falha ou vício oculto só percebido algum tempo depois de seu lançamento e consequentemente estando nas mãos do consumidor, necessitando então de uma correção: o conhecido recall.
“Na indústria automobilística, problemas com componentes que podem gerar algum risco quando identificados, por lei devem ser registrados nos órgãos competentes e divulgados, com o objetivo dos respectivos proprietários serem convocados para o “recall” que é o processo de manutenção corretiva de substituição ou ajuste, geralmente sem custo algum para o consumidor.
Mas também existem substituições de melhoria do produto ou no processo de produção que não interferem no seu uso, estes, são chamados de recall branco ou adequação: a partir de determinada série (ou mês de produção) sem nenhum alarde, o produto começa a ser montado com determinado componente melhorado e isso pode ser estendido aos modelos já fabricados: por exemplo, na ocasião da revisão estipulada pelo fabricante, a concessionária ou autorizada, pode fazer essa substituição e muitas vezes o proprietário nem acaba percebendo. O mais importante é saber que em ambas situações serão mantidas as características originais tanto de qualidade como de segurança.“
Essa introdução foi para contar algo que provavelmente aconteceu com o conjunto de câmeras do DJI Mavic 3: Começou quando alguns proprietários desse modelo estavam reclamando nos grupos, fóruns e no próprio atendimento ao cliente que surgiam “fantasmas” (luzes duplicadas em pontos opostos da imagem) e outras pessoas reclamavam que as imagens eram muito pesadas, granuladas e sem profundidade no zoom. Seria motivo para mudança na lente telefoto?
O que se tem de concreto é que houve modificação por parte de algum fornecedor da Hasselblad, que pode tratar-se de um “recall branco” na linha de produção, uma melhoria (que pode ser até prevista) com o novo firmware. Mas também existe a possibilidade de que, como na China são muitos fornecedores de componentes, talvez o fabricante das lentes de zoom tenha entregue este tipo de lente, uma coisa normal, desde que não sejam alteradas as especificações do produto, e acredite, isso acontece.
Vamos às fotos:
Esse é o modelo de lentes que foram produzidos a partir de seu lançamento:
O segundo modelo é este aqui, que acreditam ter sido introduzido entre 12/2021 e o começo deste ano:
Perceberam a diferença?
Uma coisa é certa: a DJI trabalha para melhorar o produto, principalmente quando trata-se do mais caro pro consumer desenvolvido por ela, e nessa situação específica, por ora ainda não houve uma posição oficial o motivo dessa alteração, e já existem usuários testando os dois modelos onde em breve teremos mais informações.
Mas é isso: O recall branco é uma das coisas mais normais que acontecem na indústria, que pode ter acontecido com seu drone e talvez nunca saiba disso…
Atualização 09/03/2022: A resposta da DJI foi a seguinte: “Sem efeito, sempre houve vários fornecedores de módulos de lente do Mavic 3. Devido à diferença de “aparência” apresentada pelo uso de diferentes tonalidades, as especificações reais do produto são as mesmas e não há diferença entre lotes e tempo. Seja no início do lançamento ou agora, é possível comprar produtos com diferentes tonalidades. A qualidade da imagem atual é melhor do que no início do lançamento porque a atualização do firmware melhorou significativamente a nitidez da imagem da câmera telefoto. Espero que todos atualizem para o firmware mais recente o mais rápido possível.”
Porém, amigos testaram os dois modelos e perceberam uma leve melhoria (infelizmente devido ao horário, não foi possível testes à noite) e os maiores destaques foram a nitidez, resolução e contraste, principalmente em locais pouco iluminados:
Afinal, perceberam muita diferença? Como diria a premiada Muyi Xiao: “A fotografia é afinal, a arte de registrar momentos. A diferença de qualidade está entre o que você tira e o que você não tira. Não importa se você tira uma foto boa ou uma foto melhor.”
Espero que você não se incomode com essa sutil alteração, pegue seu drone, junte-se a amigos e bora se divertir.
🙂