Capela Nossa Senhora do Pilar

Capela Nossa Senhora do Pilar

09/09/2019 0 Por Roberto P Junior

Esse é mais um dos locais que a gente vê ao longe e instiga a nossa curiosidade. Se liga nesse post:

Estávamos, eu e a Andréa em plena segunda feira de manhã em direção ao Aeroporto de Guarulhos para buscar sua irmã que mora nos EUA para passar uns dias aqui em casa. Não sei se todos sabem, mas tenho verdadeiro horror ao trânsito do horário de pico de Sampa e acredito que muita gente deva ter, então dessa forma, mesmo que seja um caminho mais longo (e caro) resolvemos pegar o Rodoanel Leste, partindo aqui de São Bernardo do Campo. O trânsito se resume em poucos caminhões e carros, o que dá para observarmos a paisagem que passa, mesmo rápido. E nessa vibe, um pouco antes do túnel olhando a direita vi uma igrejinha no alto de um morro o que me marcou um “Tenho de conhecer esse local”.
Pois bem, fiz uma pesquisa no Maps, no Wikipedia e no site da prefeitura de Ribeirão Pires e vi do que se tratava (veja em 3D):

Capela Nossa Senhora do Pilar – Localizada no bairro Pilar Velho, construída em 1713 e entregue em 25 de março de 1714, foi tombada pelo CONDEPHAAT ( Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) em 1975. É o templo mais antigo de Ribeirão Pires. Sua arquitetura de estilo bandeirista se mantém fiel até hoje e o que mais impressiona é o local, muito bem cuidado, no alto de um morro, onde se destaca um cruzeiro de madeira. Atrás da capela fica um cemitério desativado e um pátio, onde é realizada a Festa de Nossa Senhora do Pilar, tradicional festividade da cidade – a mais antiga do calendário municipal: o evento reúne comidas típicas, músicas de raiz, missas e atividades para toda a família. Lembrando que todos domingos tem missa às 10:30h, que vale a pena assistir.

Capela

Para acessar o morro, existe uma escadaria e uma rua de paralelepípedo ao lado, no pátio possui banheiros, ah, e leve comida e água, pois não tem estrutura fora das épocas de festas.

A capela, logo atrás, o cemitério desativado e pátio de eventos.
Vendo lá do alto…

Ribeirão Pires é um dos municípios que mais preservam sua história e sua arte, principalmente suas esculturas de metal, inclusive tem uma bem no início da escadaria da Capela, mas é surpresa para quem for visitar.

Até a próxima 🙂