Drone retarda decolagem de helicóptero de resgate.
16/12/2020Wyoming, EUA – O chefe dos bombeiros de Wyoming, Jesse Milligan, está soando um alarme sobre o uso de drones em locais de emergência depois que um drone pairou perto de um acidente na semana passada, forçando uma ambulância de helicóptero a atrasar a decolagem.
Milligan e sua equipe foram chamados para ajudar no acidente ocorrido na segunda-feira, 30 de novembro, quando um homem de 29 anos de Inver Grove Heights capotou seu veículo ao norte da saída da Highway 8 na Highway 61. A equipe de Milligan foi acionada na tarefa de encontrar e montar uma zona de pouso para um helicóptero Life Link, que foi feito no estacionamento da Igreja da Maranatha. Milligan disse que tudo que antecedeu a partida do helicóptero correu bem até o momento em que o piloto estava pronto para decolar.
“Todos os nossos rapazes recuaram e estávamos esperando eles decolarem. Um dos meus bombeiros me comunicou pelo rádio: ‘Temos um drone aqui a oeste’ ”, disse Milligan.
Ele olhou para cima para encontrar uma luz pairando sobre a Rodovia 61, ao lado da Igreja Maranatha. Tanto Milligan quanto seu sargento tiveram que enviar um rádio para o piloto para avisá-lo sobre o drone e então assistiram o drone enquanto ele viajava mais para o oeste.
“Aquilo estava certo em sua trajetória de vôo”, disse Milligan. “É difícil julgar, porque estava escuro, a que altura estava, mas eu diria que estava acima das linhas de energia. E você tem um helicóptero com lâminas de fibra de carbono que podem quebrar e atingir um daqueles drones e cair. ”
Milligan disse que entende a curiosidade natural das pessoas, mas acrescentou que a maioria das pessoas não reconhece que legalmente não é permitido ver certas coisas, e também coloca o paciente em perigo.
“Minha suposição é que isso foi estritamente uma coisa movida a curiosidade. As pessoas veem helicópteros e dizem: “Vamos ver o que está acontecendo”, disse Milligan.
Mas para os pilotos de helicóptero e equipes de resposta de emergência, é mais uma preocupação em tentar colocar um paciente em segurança.
“Tentamos dar a esses helicópteros a zona de pouso mais limpa e clara possível. Eles já têm o suficiente com que se preocupar, com linhas de força e ruas e árvores e rajadas de vento e coisas dessa natureza. Eles não precisam se preocupar em ter outro equipamento aéreo que não deveria estar no ar. ”
Assim, Milligan fez um apelo na página do Facebook do Departamento de Bombeiros de Wyoming pedindo às pessoas que não usassem drones perto de cenas de emergência.
“As pessoas vão apenas colocá-los no ar e ver o que está acontecendo, mas eles não entendem as consequências desse ato”, disse Milligan.
Ele acrescentou que drones têm sido utilizados para ajudar em certas situações de emergência, mas enfatizou a necessidade de mantê-los fora do ar, a menos que seja sob uma resposta coordenada com uma estrutura de comando. Caso contrário, pode se tornar um prejuízo, incluindo até mesmo circunstâncias acidentais, quando as pessoas perdem de vista e colidem com seus drones. “Não só tenho que me preocupar com carros atingindo meus bombeiros, mas agora tenho que me preocupar com drones caindo do céu porque eles os perdem de vista, e eu sei que isso é um tipo de coisa muito rebuscado, mas é algo agora que pode se tornar uma preocupação, especialmente em coisas de grande escala em que as pessoas veem que a rodovia está fechada e dizem ‘Vamos ver o que está acontecendo’ ”, disse Milligan.
O proprietário e o usuário do drone nunca foram encontrados e, mesmo que o Departamento de Polícia rastreasse o usuário, o processo não seria provável porque o usuário provavelmente estava dentro dos direitos legais. No entanto, Milligan disse que é uma boa oportunidade para informar os outros.
“Desde que sejam usados em coordenação com o comando instantâneo, eles são uma ferramenta valiosa para a segurança pública. É quando as pessoas assumem a responsabilidade de utilizá-los para seus próprios fins em cenas de incidentes como essa, onde isso pode se tornar um prejuízo. ”
Fonte: Home Town Source – Forest Lake Times