Eachine EX 5: clone do Mavic Mini (agora com vídeo)
31/07/2020Pesando apenas 229 gramas, ele é considerado aqui no Brasil um brinquedo e não precisa fazer cadastro na Anac ou solicitar voo, mas seria uma opção de primeiro drone?
Inaugurando a seção “Meu primeiro drone”, vamos falar sobre um lançamento, o EX 5 da Eachine – uma marca de drones de consumo conhecida por lançar muitos modelos de baixo custo vendendo em grandes volumes.
Tecnologicamente, o Eachine EX 5 provavelmente deva ser uma uma involução do EX 4, este último, pelo menos possuía um gimbal para estabilizar as imagens da câmera.
Como você pode ver na imagem abaixo, o Eachine EX5 copia o design do Mavic Mini em muitos detalhes. Com os braços fechados, a aeronave mede apenas 85 x 140 x 57 mm, com peso de apenas 229 gramas, é 20g mais leve além dos motores, parecidíssimos. Mas a semelhança para por aí:
Câmera:
Possui segundo o fabricante, uma câmera de 4K sem EIS e UHD com EIS (com estabilização eletrônica de imagem) em uma resolução de 3840 x 2160, porém, isso não é garantia que vai entregar uma excelente qualidade de vídeo, pois a taxa de frames é de 25 por segundo.
A câmera pode ser ajustada de 0 a 90 graus via controle remoto e também tem um zoom (digital) de 50x.
Controle remoto:
Controle “padrão baixo custo” – Diferentemente do Mavic Mini, que usa cabo para o controle “conversar” com o aplicativo, no EX 5 a comunicação se faz por WiFi, o usuário poderá escolher dois modelos na versão 2.4G ou 5G, este último se o smartphone trabalhar nessa frequência. O sinal do rádio controle, alimentado por 4 pilhas (AAA) é WiFi 2.4GHz, com alcance de até 1000m: uma distância atingida obviamente longe de regiões urbanas.
A transmissão de imagem para o aplicativo tem resolução de 1080p e dependendo da opção de EX 5 que você for comprar, o máximo de distância que conseguirá ver será 200m (mais barato) ou 1000m (versão top).
Voando (na teoria):
O EX 5 consegue permanecer parado no ar por conta do barômetro para manter a altura, sensores inerciais, bússola e GPS/Glonass. Para os voos indoor, possui “travamento” por fluxo óptico, que é uma câmera que “informa” sua posição em relação ao solo.
Modos de vôo:
-Follow me – indoor (sem GPS) e outdoor (com GPS)
-Waypoint
-Capturas de imagem por gestos
-Surround mode – o conhecido voo orbital
-Headless – ajuda você a trazer de volta, movendo o stick para trás, não importando para qual direção se encontra apontada a aeronave.
Sistemas de sustentação e energia:
Os motores 1406 brushless prometem força suficiente para suportar ventos de até 35 km/h, sua velocidade máxima chega a cerca de 25km/h e as hélices são aparafusadas, muito semelhantes ao Mini da DJI. Já a bateria é uma LiPo de 2200mAh 2S de 7.4V , que consegue manter o droninho no ar por (esperamos que sim) 30 minutos.
Conclusão:
Mais um daqueles drones baratos, onde alguns se destacam pela excelente construção e confiabilidade, porém, com imagens que deixam a desejar. Se for considerado o seu primeiro drone, vale lembrar nesse caso que trata-se de um drone de brinquedo, apesar dos motores brushless, GPS, boa autonomia de voo e ser fácil de transportar, mas tenha ciência que por oitocentos reais não existe mágica e muito menos comparação com a qualidade dos produtos da DJI, por exemplo, principalmente quando falamos de pós venda e suporte.
NR: Não encontrei referências se aceita cartão SD e suas especificações, nem mesmo imagem da bateria.
Bom dia
Vocês poderiam me informar si é possível eu comprar o manual do
Novo eachine ex5 em português
Acho que consegue na Banggood, ela tem a exclusividade de vendas desse produto.
Boa tarde, e onde vai o cartão SD para a gravação dos vídeos?
É um boa pergunta, pesquisei, já vi inclusive uns reviews e ninguém fala do SD card. Particularmente entre o EX4 e EX5 prefiro o primeiro.
Esse drone grava fotos e vídeos direto no celular através do aplicativo. ele não tem entrada de cartão.
Comprei e estou testando o EX5, em casa ele bateu em tudo, fora de casa ficou circulando e bateu na parede. Não sei se sou eu ou alguma calibragem que não sei fazer. Hélices quebraram e não consegui comprar novas. Alguma ajuda?
Pode ser um monte de coisas… Se for em casa e bateu por todo lado, talvez a iluminação não ajudou muito a “enxergar” o chão e lá fora pode ser que não tenha esperado tempo suficiente para pegar a quantidade de satélites corretas para ele ficar “travado” por isso que ele fica rodando, procurando satélites. Recomendo entrar nesse grupo do Facebook, tem uma pessoa que manja muito de Eachine, o Vitor Corleone, gente finíssima que tenho certeza que vai te ajudar.
https://pt-br.facebook.com/groups/349769298832990/
Tem esse grupo também:
https://www.facebook.com/groups/233896177891069/
boa sorte 🙂
Tbm comprei um, mas é bastante estável. Só que não usei indoor. Apenas veja que tem que fazer varias calibrações nele a cada uso. No YouTube tem tutorial.
Tenho um Ex5, funciona muito bem outdoor. Importante fazer as calibrações todas a cada voo.
Marcelo bom dia meu amigo me chamo andré e comprei um desses dronezinho e estou achando muito interesante a experiencia com ele sim
respodendo a sua pergunta e suas duvidas vc tem que fazer as calibragem dele antes de voar dentro de casa pois não sei se vc ja praticou esse tipo de esporte como aeromodelismo antes eu sou aeromodelista ja tenho uma certa abilidade com esses tipos de comando mais fica a dica helicoptero e drones tem comandos bem senciveis se fizer movimentos de decolagem rapidos vc perde um controle e estabilidade da aeronave
como eu faco pra conectar no wifi dele nao aparece no meu celular