FBI indicia piloto de drone que bateu em helicóptero da polícia
22/01/2024Fato ocorreu nos EUA, mas poderia ocorrer em terras tupiniquins com personagens idênticos e punições, idem
Uma ação federal foi movida no Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito Central da Califórnia na quarta-feira (17/01) , acusando Andrew Hernandez de operação insegura de um drone DJI Mavic que causou uma colisão com um helicóptero da polícia.
Por volta das 12h35, um helicóptero do Departamento de Polícia de Los Angeles chegou ao local em resposta a um pedido de apoio aéreo da polícia para investigar um roubo de farmácia.
Enquanto pairava, um oficial observou o que parecia ser um “drone” e rapidamente elevou o helicóptero para cima, na tentativa de retirá-lo da trajetória de vôo do drone. Apesar dos esforços do helicóptero para evitar o drone, o drone atingiu a parte inferior do helicóptero do LAPD.
O helicóptero imediatamente voou para o Heliporto Hooper do Departamento de Polícia de Los Angeles e iniciou um pouso de emergência. Após o pouso, o oficial que pilotava o helicóptero observou danos no nariz, na antena e na carenagem inferior do helicóptero. A polícia entrevistou Miranda, uma testemunha que morava perto do dispensário, que disse que os moradores de uma casa próxima usavam drones com frequência.
Os investigadores da ocorrência da farmácia recuperaram parte do drone e descobriram um número de série. A polícia obteve imediatamente um mandado de busca para revistar a câmera e o cartão SD do drone. No cartão de memória, eles encontraram uma foto do suspeito, Andrew Hernandez, segurando um controle de drone perto de um veículo registrado em seu nome.
Depois de obter um mandado de busca para revistar a casa do suspeito, Andrew Hernandez disse à polícia que ouviu o som de um helicóptero e ficou curioso, então pegou o drone e saiu para ver o que estava acontecendo nas proximidades. Embora fosse difícil ver o drone à noite, ele se lembra de ter visto a luz verde do drone apontada para ele enquanto subia, e depois de olhar para os controles do drone por alguns segundos, ele olhou para cima novamente e viu que o drone foi “atingido” por um helicóptero da polícia pairando.
Muitos pilotos de drones acham que é improvável que isso aconteça com eles, mas considere que a lei dos EUA estabelece que qualquer pessoa que opere uma aeronave não tripulada e “interfira ou danifique de forma imprudente uma aeronave que transporta um ou mais passageiros nos Estados Unidos” Operando dentro da jurisdição de especial aeronave representa um risco significativo à segurança desses passageiros. Os infratores estarão sujeitos a multa e/ou prisão por um período não superior a 1 ano; no entanto, se a pessoa causar lesões corporais graves ou morte no decurso da infração, eles deverão multas e/ou prisão até 10 anos.”
Pode-se prever que cada vez mais violações desse tipo serão processadas no futuro, e as agências de aplicação da lei usarão dados de imagens armazenados a bordo e registros de voo para condenar suspeitos. Portanto, certifique-se de que cada voo de drone seja legal e compatível.
Da Redação – Conselho: “Evite tirar selfies com seu drone, principalmente se acha desnecessário seguir a legislação brasileira”.