Empresa holandesa apresenta drone de vigilância em forma de águia (vídeo)

Empresa holandesa apresenta drone de vigilância em forma de águia (vídeo)

28/01/2024 0 Por redação

A empresa holandesa Guard From Above revelou recentemente o Evolution Eagle. Este drone de vigilância avançado e furtivo, especialmente concebido para fins militares, baseia-se na aparência de uma águia. Já ouviu falar sobre biomimética?

Capacidade flutuante
O drone imita os padrões de voo das águias e pode voar alto em correntes ascendentes térmicas, assim como as águias reais. Isso economiza consumo de energia e possibilita o desligamento temporário dos motores, função essencial para missões que exigem silêncio e furtividade.

Outra característica notável do Evolution Eagle é o seu deslizamento silencioso. Águias reais geralmente não produzem um zumbido agudo, e nem a Evolution Eagle. Este silêncio proporciona uma vantagem tática significativa, pois o drone permanece sem ser detectado durante operações críticas.

Controles e cargas úteis
Controlado por meio de um sistema First Person View (FPV), o Evolution Eagle fornece literal e figurativamente uma perspectiva ao vivo do “olho de águia” da área de operações. O sistema FPV permite aos pilotos navegar e tomar decisões em tempo real, garantindo vigilância e reconhecimento eficazes. O design do drone oferece um espaço de carga em sua parte traseira, adequado para diversos hardwares. O Evolution Eagle responde a diferentes necessidades de missão, oferecendo uma gama de cargas adicionais, como câmera diurna, câmera térmica, interceptor cinético C-UAS ou câmera de mapeamento 3D. Outra característica do Evolution Eagle é que ele pode ser montado a partir da maleta de transporte em três minutos. O design portátil do drone elimina a necessidade de sistemas de lançamento especializados, permitindo que ele seja lançado manualmente, sem a necessidade de pista.

Assista ao vídeo:

Biomimética

A Evolution Eagle é um maravilhoso exemplo de biomimética: conceito em que a natureza serve de fonte de inspiração para inovações tecnológicas. O Evolution Eagle certamente não é o primeiro drone que se assemelha a um pássaro. No passado, drones semelhantes a pássaros foram usados, entre outras coisas, para espantar pássaros em aeroportos.

A empresa Guard From Above tem muita experiência com pássaros reais. A empresa ganhou fama mundial em 2016 com a ideia de utilizar aves de rapina treinadas para proteção contra drones indesejados. A polícia experimentou durante algum tempo este método único de combate aos UAS, mas no final foi determinado que o uso de aves de rapina envolvia muitos obstáculos.

Fonte: Drone Watch (Holanda)