Opinião: Drones e presídios

Opinião: Drones e presídios

13/05/2019 2 Por Roberto P Junior

Semana passada em vários canais de TV e no domingo, no Fantástico, foi abordado o assunto da utilização de drones para entregas de celulares e drogas nos presídios.

Por ser cada vez mais acessível e amigável, o drone vem se tornando uma excelente ferramenta para captação de imagens por outros ângulos, e aos poucos, vão sendo encontradas novas utilizações, seja para o bem, seja para o mal. Foi como a avião, onde seu inventor antes de seu suicídio, proferiu a frase:

” Nunca pensei que minha invenção fosse causar derramamento de sangue entre irmãos”. Alberto Santos Dumont

Convivemos até hoje com os aviões e helicópteros, sejam para o bem ou para a contravenção, mas até hoje, e felizmente, provavelmente por mais muitos anos estará entre nós, e assim será com o drone: ele veio para ficar, pois:

Onde houver um drone transportando drogas em presídio, haverão milhares transportando medicamentos nas regiões mais remotas;

Onde houver um drone bisbilhotando vidas alheias, haverão milhares em operações de busca e salvamento;

Onde houver um drone voando por regiões restritas apenas para o tráfego de aeronaves, haverão milhares captando paisagens, praias e as maravilhas pelo mundo afora.

As regras de utilização do espaço aéreo serão mais restritivas, sim – Não pela reportagem, mas pelo progresso: foi como o carro, que há pouco tempo não possuía nem cinto de segurança ou airbag, onde se podia estacionar em qualquer lugar, até sobre a calçada. As leis vão se adaptando de acordo com a realidade, e com isso, haverão mais abordagens policiais para verificar se o equipamento e documentação, assim como do piloto estão regulares. Não tem como fugir, em outros países as restrições são equivalentes e até maiores, como em Paris ou Nova Iorque.

Voltando ao carro, pergunto: Alguém já passou por alguma blitz de trânsito? E se não houvessem essas operações? Você pagaria seu IPVA, por exemplo, para que um sujeito com o carro cheio de multas e imposto vencidos, circulasse livremente?

Essa é apenas uma visão particular sobre a reportagem. Muita gente pode ter opinião contrária e que deve ser respeitada. E qual a sua?

Que todos tenham uma excelente semana!