Atualização da DJI nos GEO Zone
02/03/2019Agora, após essa atualização que é global, se estiver em uma “GEO Zone”, seu voo só será liberado pelo aplicativo após aceitar os termos e ficará armazenado no banco de dados da DJI.
Bom pessoal, estava demorando chegar ao Brasil, mas conforme o comunicado a respeito do Geofence 2.0 realizado em Outubro de 2018 e que foi colocado em prática no mês seguinte, resume-se a isso:
…a DJI, “líder mundial em drones civis e tecnologia de imagens aéreas, está aprimorando sua tecnologia de geofencing (cerca geográfica) para refinar as limitações do espaço aéreo para voos de drones próximos a aeroportos, a fim de fornecer proteção mais inteligente para aviões em áreas críticas.”
“A DJI se orgulha de mais uma vez liderar o setor no desenvolvimento de soluções proativas para questões de segurança e proteção”, disse Brendan Schulman, vice-presidente de Assuntos Políticos e Jurídicos da DJI. “Este é um enorme passo à frente para a integração segura de drones no espaço aéreo, com base em uma avaliação mais precisa dos riscos associados à aproximação e à partida de diferentes tipos de aeroportos”.
O sistema permite que a GEO (Geospatial Environment Online (GEO), ou Ambiente Geoespacial Online) 2.0, crie zonas de segurança tridimensionais tipo “gravata-borboleta” ao redor dos caminhos de vôo da pista, e use formas poligonais complexas em torno de outras instalações sensíveis, em vez de apenas círculos simples. Essas novas restrições refletem melhor o risco real de segurança representado nessas áreas, enquanto permitem mais voos para o lado das pistas, onde o risco é substancialmente menor.
Assim que seu aplicativo ou controle integrado captar a quantidade ideal de GPS para voar e se tiver internet conectada, o DJI Go 4 irá solicitar essa atualização. Acima, video do DJI Support (em inglês) ensinando como desbloquear, é bem simples.
Um exemplo prático é a Praça Charles Miller, no Pacaembu em São Paulo, já havia uma restrição devido a dois helipontos distantes a cerca de 800m e era possível, dependendo do ponto de decolagem, informar o voo no SARPAS e poder subir 40m e voar num raio máximo de 200m. Essa semana, após a atualização do banco de dados dos NFZ no aplicativo, “apareceu” no aplicativo um círculo azul gigante, com centro no heliponto do Hospital Santa Casa de Misericórdia e um raio de 2 milhas (cerca de 3,2km) de distância.
Como vê na ilustração, essa região “ganhou” uma “GEO Zone” no aplicativo, e conforme a legenda do seu site: “Zonas de Autorização: Nestas Zonas, que aparecem em azul no mapa do DJI GO, os usuários receberão um aviso e o voo será limitado por padrão. As zonas de autorização podem ser desbloqueadas por usuários autorizados usando uma conta verificada pelo DJI.” o que só conseguirá acionar os motores e decolar se concordar com “um termo de responsabilidade” podemos assim dizer, onde devemos colocar o número de celular do smartphone onde está instalado o DJI Go 4 para receber um “token” que é uma autenticação, uma espécie código de autorização aceitando esses termos, mas é bem provável que as informações da “caixa preta” de seu voo ficarão armazenadas na base de dados da DJI…
Atualização: Teste realizado dia 04/03/2019 na praça Charles Miller
Por essa região estar no GEO Zone, o aplicativo DJI Go 4 não libera o voo. Para liberar, é simples: acione os motores (eles não irão ligar e aparecerá a mensagem de Safety Zone), leia as informações na tela e se concordar, dê “yes”, em seguida selecione seu país, informe um número de celular com DDD para receber um SMS com o código numérico de 6 dígitos, digite no campo solicitado esse número (tem 30 segundos para fazer isso, caso contrário, feche tudo e comece novamente), em seguida aceitar os termos e pronto, Ok para voar. Para testar, após ter voado, foram desligados o rádio, o drone e o aplicativo fechado. Ligando tudo novamente e abrindo o aplicativo, não aparecia mais a mensagem de “Saftey Zone” e a liberação continuava.
Veja mais: DJI Fly Safe – Dicas de voo com drone.
Boa reportagem
Obrigado! E espero que curta nosso conteúdo que está feito com muito carinho, afinal, nosso público merece.
Pessoal vou viajar em outubro para foz do iguaçu, alguém aí pode me dizer se lá é zona fechada para drones? e como faço pra poder voar lá? quero fazer algumas imagens das cataratas do iguaçu!
La nas cataratas do lado do Brasil não pode voar, comprei um drone semana passada e fui testar la, o segurança fez eu descer ele falando que nao e permitido voar la naquela área sem permissão.
Como te disse por e-mail, é difícil a liberação nos parques nacionais aqui no Brasil, mas espero que tenha conseguido outros lugares para voar, pois a região é muito bonita e muito obrigado pelo feedback. 🙂
a autorização para uma zona de restrição azul no Mavic Mini ….. deu tudo certo…… mas quando entreo no aplicativo não consigo transferir ela para o drone ……… aparece “aeronave desconectada”….. mas ela está conectada, inclusive me deixa voar (não na zona de restrição)
Alguém teve problema semelhante??
Oi Sergio, respondi no WhatsApp. Espero que dê certo!
🙂
Estou com esse mesmo problema, tem como me ajudar ?
Estou com o mesmo problema de “aeronave desconectada”! O que devo fazer pra realizaf o upload dentro do app?
Esse problema de aeronave desconectada a poucos centímetros, depois de muito pesquisar, se trata de sobreaquecimento e queima de componentes do sistema de comunicação soldados na placa mãe (chamada de core board) tive problema semelhante e houve a necessidade de troca dessa placa. Após essa situação, comecei a ver nos grupos do facebook vários relatos e todos ocorrem por deixar por muito tempo parado ligado, em situações de atualização de firmeware por exemplo. A refrigeração dos mini só ocorre com ele voando e uam das soluções para evitar esse sobreaquecimento é fornecer alguma ventilação para evitar que esse drone aqueça. Para ter certeza que o problema está no drone, basta “Bindar” (conectar) um outro controle: se der a mesma mensagem de aeronave desconectada infelizmete a core queimou.
Me chá me no watsapp também 51980240738 tenho uma duvida
Bom dia , vi q respondeu o colega no privado, estou com o mesmo problema no mini3 , o q poderia ser feito para sanar esse problema, aeronave nova! 22 999551899
Não respondi a ele, pois a dúvida não estava publicada no post. Mas coloca aqui, que talvez consiga ajudar.
fui num lugar onde era ponta de um NFZ e não existe sinal de celular la. existe uma outra maneira de conseguir voar la sem ser por sms a autorização?
Olá, existe uma maneira offline, que funciona no computador, não sei se funciona com as últimas atualizações dos browsers:
Acesse https://www.dji.com/br/flysafe/self-unlock , no mapa, no canto direito tem uma lupa onde você pode digitar o endereço (ou CEP) mas pode arrastar o PIN do mapa para onde quiser, no campo “input your flight controller serial number” você coloca o numero de serie do controlador de voo, no DJI Fly está na aba “Sobre”, no DJI Go deve ficar nessa seção também… Em seguida a data e horário que fará o voo… Clique em “Submit”.
Bom, acho que é isso, como não estou com o drone aqui no trabalho, não consigo testar na prática. Se der certo me avise, Ok? 🙂
Amigo, qual a localização que você colocou no sarpas para liberação no pacaembu ? Já tentei de tudo e sempre dá o mesmo erro “você está a 600 m de heliponto… mesmo no final ele falando que esta a 800… 900
Muito obrigado
Olá Paulo
Na época quando o Cel Vargas era nosso canal junto ao DECEA, fizemos a simulação e estava OK se a gente decolasse do lado direito da praça para quem olha em direção ao estádio, mas não é mais possível autorização, inclusive no mapa colaborativo já havia colocado a mensagem que na simulação do SARPAS não dá mais para voar naquele ponto: Acredito que seja um “bug” que surgiu depois deles terem mudado a plataforma de mapas, que era Google Maps para OpenStreet Maps…
Em tempo: Esse local todos sabem que lá é um “point” de amigos de várias tribos: é fonte de renda e sustento para muita gente, trocam-se muitas ideias não apenas sobre drone, como o modelismo em geral e há uns dois anos era para ter sido um local apropriado para aeromodelo, estavam inclusive iniciando as conversas entre o DECEA e a prefeitura, mas as coisas “esfriaram”, pois mudou o prefeito, o estádio foi privatizado e aí veio a pandemia…
Como sugestão, prefiro que não voe, mas aí você me fala, tem gente que voa lá, e tal e coisa, e te digo, vai de pessoa a pessoa, do bom senso comum, tanto de quem voa como de quem fiscaliza.
“É como ir na padaria: posso sair, pegar meu carro sem documento e de chinelos, comprar o pão, voltar, e… (fica a seu critério a continuação do parágrafo)”
Se puder, entre em contato com o DECEA e faça esse questionamento. Ah, e obrigado pelo feedback.
Fiz uma simulação há pouco, ocorre o erro, porém, o voo é aceito com status INFORMADO. Faça esse teste.
Olá,
recentemente comprei um mini 2 e o codigo de verificação para desbloqueio nao chega no celular. alguem pode me auxiliar?
Boa tarde, como crio uma no fly zone para um aeroporto de pequenas aeronaves?
Olá, Matheus
mandei e-mail para matheusdbsilva@gmail.com
veja lá
🙂
Entrei no site e foi aprovado meu desbloqueio mas mesmo assim naoi consigo voar, alguem sabe como resolver?