Atualização da DJI nos GEO Zone

Atualização da DJI nos GEO Zone

02/03/2019 22 Por redação

Agora, após essa atualização que é global, se estiver em uma “GEO Zone”, seu voo só será liberado pelo aplicativo após aceitar os termos e ficará armazenado no banco de dados da DJI.

Bom pessoal, estava demorando chegar ao Brasil, mas conforme o comunicado a respeito do Geofence 2.0 realizado em Outubro de 2018 e que foi colocado em prática no mês seguinte, resume-se a isso:

…a DJI, “líder mundial em drones civis e tecnologia de imagens aéreas, está aprimorando sua tecnologia de geofencing (cerca geográfica) para refinar as limitações do espaço aéreo para voos de drones próximos a aeroportos, a fim de fornecer proteção mais inteligente para aviões em áreas críticas.”

“A DJI se orgulha de mais uma vez liderar o setor no desenvolvimento de soluções proativas para questões de segurança e proteção”, disse Brendan Schulman, vice-presidente de Assuntos Políticos e Jurídicos da DJI. “Este é um enorme passo à frente para a integração segura de drones no espaço aéreo, com base em uma avaliação mais precisa dos riscos associados à aproximação e à partida de diferentes tipos de aeroportos”.

O sistema permite que a GEO (Geospatial Environment Online (GEO), ou Ambiente Geoespacial Online) 2.0, crie zonas de segurança tridimensionais tipo “gravata-borboleta” ao redor dos caminhos de vôo da pista, e use formas poligonais complexas em torno de outras instalações sensíveis, em vez de apenas círculos simples. Essas novas restrições refletem melhor o risco real de segurança representado nessas áreas, enquanto permitem mais voos para o lado das pistas, onde o risco é substancialmente menor.

Assim que seu aplicativo ou controle integrado captar a quantidade ideal de GPS para voar e se tiver internet conectada, o DJI Go 4 irá solicitar essa atualização. Acima, video do DJI Support (em inglês) ensinando como desbloquear, é bem simples.

Um exemplo prático é a Praça Charles Miller, no Pacaembu em São Paulo, já havia uma restrição devido a dois helipontos distantes a cerca de 800m e era possível, dependendo do ponto de decolagem, informar o voo no SARPAS e poder subir 40m e voar num raio máximo de 200m. Essa semana, após a atualização do banco de dados dos NFZ no aplicativo, “apareceu” no aplicativo um círculo azul gigante, com centro no heliponto do Hospital Santa Casa de Misericórdia e um raio de 2 milhas (cerca de 3,2km) de distância.

Pacaembu: Agora além de informar no SARPAS, tem de solicitar autorização à DJI

Como vê na ilustração, essa região “ganhou” uma “GEO Zone” no aplicativo, e conforme a legenda do seu site: “Zonas de Autorização: Nestas Zonas, que aparecem em azul no mapa do DJI GO, os usuários receberão um aviso e o voo será limitado por padrão. As zonas de autorização podem ser desbloqueadas por usuários autorizados usando uma conta verificada pelo DJI.” o que só conseguirá acionar os motores e decolar se concordar com “um termo de responsabilidade” podemos assim dizer, onde devemos colocar o número de celular do smartphone onde está instalado o DJI Go 4 para receber um “token” que é uma autenticação, uma espécie código de autorização aceitando esses termos, mas é bem provável que as informações da “caixa preta” de seu voo ficarão armazenadas na base de dados da DJI…

Atualização: Teste realizado dia 04/03/2019 na praça Charles Miller

Estádio do Pacaembu, autorizado no SARPAS recreativo urbano, raio 200m e altura 40m

Por essa região estar no GEO Zone, o aplicativo DJI Go 4 não libera o voo. Para liberar, é simples: acione os motores (eles não irão ligar e aparecerá a mensagem de Safety Zone), leia as informações na tela e se concordar, dê “yes”, em seguida selecione seu país, informe um número de celular com DDD para receber um SMS com o código numérico de 6 dígitos, digite no campo solicitado esse número (tem 30 segundos para fazer isso, caso contrário, feche tudo e comece novamente), em seguida aceitar os termos e pronto, Ok para voar. Para testar, após ter voado, foram desligados o rádio, o drone e o aplicativo fechado. Ligando tudo novamente e abrindo o aplicativo, não aparecia mais a mensagem de “Saftey Zone” e a liberação continuava.

Veja mais: DJI Fly Safe – Dicas de voo com drone.