Micro Drone 4.0: o que aconteceu após um ano de seu lançamento…

Micro Drone 4.0: o que aconteceu após um ano de seu lançamento…

03/03/2020 0 Por redação

Foi prometido o ” primeiro drone do tamanho da palma da mão a oferecer vídeo HD estável e configurações avançadas de câmera sem ter de gastar muito dinheiro

Bom, passado um ano depois do lançamento de seu crowdfunding (veja a matéria), a Extreme Fliers continua com problemas de produção e diante de tantas reclamações nos parece, o que foi prometido não foi cumprido.

Esse foi o modelo exibido no seu lançamento em janeiro de 2019

Conforme o site “Trust Pilot” do Reino Unido (esse é apenas um, existem vários sites de reviews pelo mundo) de acordo com a opinião dos (futuros) consumidores, 89% foram de reprovação (pobre ou ruim) e 12% aprovação (bom e excelente), lembrando que como os valores são arredondados, “não batem” os 100% na soma.
Resolvemos citar aqui alguns comentários com o devido nível de educação que podemos postar:

Vigaristas: “Anunciou um drone pronto para produção com 13 minutos de voo e câmera HD de 12MP… Já faz mais de um ano e as especificações atuais são tempo de voo 27% menor e uma câmera “buraco de alfinete” de 5MP”

“MD4.0 financiado através do Indigogo. Entrega em junho de 2019, atrasa setembro, dezembro de 2019 e agora fevereiro de 2020. A produção em massa não começou hoje. Uma empresa inútil que promete coisas, mas nunca pode fazer isso acontecer.”

Piada: “Não participe de seus esquemas de financiamento coletivo. Eles anunciam como prontos para produção, mas praticamente recriam o produto desde o início, cortando as principais especificações e não fornecendo atualizações de substância.”

Quem conhece sabe que o crowdfunding é um financiamento coletivo onde na maioria das vezes o produto não existe e quando começam a produzir os primeiros protótipos, aí sim que começam as baterias de testes e a surgir os problemas geralmente inesperados: Um exemplo que vimos, especificamente nesse modelo da Extreme Fliers, o gimbal do MD4.0 no projeto era com motor escovado e queimava (obviamente) mais rápido. Foi necessário um gimbal maior, brushless e consequentemente mais pesado, reduzindo o tempo de voo, e por ser mais caro, foi cortado do orçamento a câmera 12MP substituída por uma de 5MP e isso vai gerando um efeito cascata, tanto de qualidade, como de atraso da entrega e reclamações…

Mas tem aquele que elogia o produto (embora ainda não ter recebido)
“Eu acho que com toda a justiça o produto definitivamente não é um lixo. Alguns ajustes aqui são o que eles estão fazendo e tenho certeza que terão um ótimo produto. Se eu quebrar meu drone por ser um péssimo piloto, só me culpo por isso, mas pelo menos sei que posso comprar as peças por um preço muito baixo e voltar a funcionar. Inicialmente, apoiei o MD3 pelos recursos que ele oferecia na época e, apesar de demorar um pouco mais do que o esperado, ele ainda chegou e, com toda a justiça, é uma pequena máquina bacana. Com o grande volume de pedidos que recebem, posso ver por que algumas coisas demoram um pouco mais para serem enviadas do que outras, e talvez elas precisem ver como a equipe de vendas está lidando com isso, como boas relações com os clientes e atualizações sobre como o o aprimoramento do serviço certamente aumentará a confiança daqueles que ainda aguardam, sem uma resposta genérica de copiar / colar para muitos dos problemas encontrados até agora.
Vendo a foto maior pessoalmente, acho que vou ficar com esse pequeno drone e, esperançosamente, com o gimbal (redesenhado) quando ele chegar, mas eles não são enganadores, eles entregam seus produtos. Sinto algumas respirações profundas às vezes, mas deixo que se concentrem em concluir o produto para atender às necessidades do cliente e não às demandas. Eu acho que eles estão perto de conseguir isso e os apoiarei por todo o caminho.”

Claro que com todo esse tempo de espera por um drone com motor escovado que custa o dobro de um Ryze (DJI) Tello, muita gente vai desistir e pedir o dinheiro de volta, mas será que leu as letrinhas pequenas das condições do Indiegogo Crowdfunding?

E você, toparia seguir em frente, apoiando esse projeto ou nem investiria em algo que não considere sólido?

Veja mais (em inglês):

https://www.microdrone.co.uk/

https://uk.trustpilot.com/

https://www.indiegogo.com/projects/micro-drone-4-0-affordably-priced-under-200#/