NFZ geral: Nesse Carnaval muita gente não conseguiu autorização no SARPAS

NFZ geral: Nesse Carnaval muita gente não conseguiu autorização no SARPAS

27/02/2020 1 Por redação

O DECEA aplicou medidas de segurança para o Carnaval dos dias 20 a 26 de fevereiro de 2020. Mas pelas informações que recebemos (e simulações), parece que excedeu um pouco essas restrições no SARPAS.

Conforme postamos a matéria dia 20/02, relacionada às medidas de segurança para o Carnaval, vimos com bons olhos, afinal, trata-se de uma grande concentração de pessoas em terra que estão lá para se divertir com segurança e temos consciência que um drone pode estragar a festa.
Porém, por uma falha do DECEA, seja de comunicação ou técnica, muita gente reclamou nas redes sociais sobre as restrições que passavam em muito, do raio do local onde haviam as já conhecidas movimentações de Carnaval, o que fugia ao que estava implícito na comunicação oficial no post da ASCOM/DECEA – Por exemplo, pessoa poderia estar em Atibaia-SP a cerca de 50km de São Paulo ou até mesmo em São Pedro, há 200km que no SARPAS o voo não estaria autorizado devido a “NFZ Carnaval Marques de São Vicente”, tentamos voo em São Bernardo do Campo e até houve gente tentando em Praia Grande-SP (80km) e recebia a negativa “NFZ Carnaval Ibirapuera”.
Hoje, dia 27, tentamos simular autorização do SARPAS no estacionamento dos fundos do Ginásio Poliesportivo de São Bernardo e continua não autorizando, devido ao Carnaval do Ibirapuera.
Situações como essas são sem dúvidas preocupantes, primeiro porque proíbe quem realmente quer voar seguindo às regras de utilização do espaço aéreo brasileiro; segundo, porque pode abrir brechas para muita gente até por necessidade profissional deixar de seguir as normas.
Outra e talvez a maior preocupação, é a inexistência de um canal direto e menos burocrático para entrar em contato com o DECEA como em uma situação como essa que ocorreu no Carnaval, pois o único contato é por escrito e com tempo de resposta de até 20 dias. Algo péssimo quando falamos que a legislação de drones no Brasil é uma das mais modernas do mundo.

E você? Teve problemas com autorização do SARPAS? Comente… 🙂