Mistério: Qual sensor será usado na câmera principal do Mavic 3?

Mistério: Qual sensor será usado na câmera principal do Mavic 3?

04/10/2021 0 Por redação

Não há dúvidas que depois dos vazamentos das especificações, inclusive do manual, que o sensor CMOS da câmera principal do DJI Mavic 3 será 4/3″:

No modo geral, em nenhum lugar iremos encontrar o modelo do sensor, seja nas especificações técnicas do manual, seja antes de obtermnos as informações oficiais, porém se analisarmos o que temos de mais atual no mercado, a possibilidade de adivinhar (e acertar) é grande.

Voltando novamente ao Manual:

É mostrado no manual que o Mavic 3 suporta 5,2K, e 20 milhões de pixels

Vamos a uma tabela de sensores atuais da Sony:

Não vimos a possibilidade de ser um outro fabricante se não a Sony, devido à qualidade e produção em escala, indústria esta que atualmente possui quatro sensores de 4/3 ″. Segundo o manual, os sensores que tem 20 milhões de pixels e que suportam vídeos de 5,2k são: IMX269, IMX272 e o mais recente IMX472.

Como o IMX269 é um produto antigo, que entrega apenas 27 frames de vídeo por segundo, então IMX272 e IMX472 são mais prováveis

Quanto ao ponto de vista da saída, não existe diferenças destes dois sensores, porém a taxa de quadros do IMX472 é de 120 fps e as similaridades param por aí. O novo IMX472 é o primeiro CIS (CMOS Image Sensor) que usa a recente tecnologia retroiluminada por bateria, além de ser mais rápido, pode suportar taxas de 120fps a 12bit (5,2K@120fos) em pixels completos.

Diante desse fatos, especialistas ligados à indústria forneceram essas duas hipóteses:

  • Sony IMX272: A qualidade de imagem do Mavic 3 não será muito diferente do que temos hoje com o DJI Mavic 2 Pro e o DJI Air2S, simplificando, é somente um fundo maior e não desfruta de tecnologia de imagem avançada, mas leva a qualidade Hasselblad e também poderá surpreender com uma imperceptível lente (foto abaixo) que muitos fotógrafos e fabricantes de hardware acreditam se tratar de sensor ToF, ou LIDAR, onde ainda não sabemos ao certo sua aplicação nessa câmera, e que deixaremos para uma postagem futura.
  • Sony IMX472 – As cenas noturnas provavelmente terão zero ruído, porém exigirão muito poder de computação, e deverá ser difícil processar 120fps, dando como certo o máximo de 60fps. Por ser um produto novo (foi lançado em junho desse ano) e ser bem mais caro que o IMX272, é provável que a DJI opte por esse último, pois estamos falando de produção em escala e conforme algumas informações da indústria, o IMX272 é o mesmo que equipa a Zenmuse X5S, algo nada de se desprezar, pois fornece 5.2K@30fps. É certo que o novo Mavic 3 seja ajustado para fornecer 5.2K@60fps o que só por esse fato, o Mavic 3 terá uma câmera superior a X5S.

Polêmica a vista: Porque não 8K?

Primeiro, porque atualmente não há sensor adequado. Agora existe um CMOS de 4/3 ″ que suporta 8K, Sony IMX492, mas só pode atender ao requisito mínimo de 8K@30fps sem tecnologias avançadas como iluminação de fundo e saída de vídeo que pode chegar no máximo a 10 bits. No momento. Nenhuma câmera usa IMX492, o que significa que IMX492 pode não ser um sensor 8K 4/3 “adequado aos olhos de muitos fabricantes. Em fevereiro deste ano, havia rumores de que a Sony lançaria um novo sensor de 4/3 ″ que suporta 8K, porém, nada foi visto até agora.

Segundo, o que precisa ser considerado é se a tecnologia 8K da DJI está madura. É relatado que DJI tem pesquisado chips de 8K por muitos anos, e acreditamos que ela possui uma tecnologia madura que pode usar totalmente sensores de câmera de 8K. Como o Mavic 3 é apenas um produto de nível de consumidor e a tecnologia mais avançada é definitivamente reservada para usuários de nível profissional, não há necessidade dessa antecedência. Portanto, também podemos prever a partir disso que será natural que o Inspire 3 suporte 8K.

Finalmente, 8k pode ser inútil para um grande número de consumidores comuns. Nesta fase, o equipamento de mídia convencional ainda está entre 1080p e 4K .. Embora as imagens trazidas por 8k sejam maravilhosas e chocantes, existem poucas cenas que os consumidores comuns precisam. Por ora hoje, somente o campo profissional de cinema e televisão.

Resumindo:

  • Há maiores chances do Mavic 3 utilizar sensor Sony IMX272, afinal, após otimização sua câmera será melhor que a Zenmuse X5S;
  • Devido à tecnologia atual, não existe a necessidade de entregar 8K;
  • Um futuro drone profissional (Inspire 3?) poderá suportar 8K e sensor IMX472.

Fonte: “Família da fotografia aérea” (adaptado e traduzido do original em chinês)