Vôos do aeroporto de Dublin são interrompidos após observação de drones

21/02/2019 0 Por redação

No início da manhã de hoje, o Aeroporto de Dublin (Irlanda) parou os voos depois de “uma visão definitiva absoluta de um drone”. O drone foi visto por volta das 11h30, horário local, na quinta-feira. Segundo o aeroporto, os voos foram suspensos por cerca de 30 minutos. Três vôos de chegada foram desviados. Dois dos quais foram enviados para Belfast.

O drone foi visto sobre o aeródromo no aeroporto de Dublin por um piloto. Um porta-voz do Aeroporto de Dublin disse à emissora nacional irlandesa RTÉ que o “piloto viu uma visão definida absoluta de um drone”.

O incidente de drones ocorreu por volta das 11h30 da manhã de quinta-feira e os serviços de emergência “foram imediatamente informados do incidente”, segundo a BBC .

Após um pequeno atraso de cerca de 30 minutos, os vôos foram retomados. Três vôos de entrada foram desviados, dois dos quais para Belfast.

O aeroporto informou em um comunicado que sua equipe e a Autoridade de Aviação Irlandesa “permanecem vigilantes em relação à atividade de drones nas proximidades do aeroporto”. também afirmou que “é ilegal voar drones em um raio de 5 km de um aeroporto no estado e todos os drones que pesam mais de 1 kg devem ser registrados no IAA”.

Há apenas um mês, uma avaliação detalhada do risco deveria ser realizada para avaliar se os aeroportos irlandeses estavam preparados para uma possível atividade de drones, disse o Departamento Irlandês de Transporte. Shane Ross, ministro irlandês dos Transportes, disse que estava seguro de que havia fortes disposições regulatórias para controlar e restringir o uso de drones, incluindo uma zona de exclusão de 5 km ao redor dos aeroportos.

O incidente de drone no aeroporto de Dublin segue os incidentes nos aeroportos de Gatwick , Heathrow e Newark . Nos três incidentes anteriores, os aeroportos não conseguiram produzir provas concretas de um drone. Ainda não se sabe se o Aeroporto de Dublin poderá produzir qualquer prova que consubstancie a alegação de “uma visão definitiva absoluta de um drone”.

Fonte: Drone DJ (em inglês)