ASA: ferramenta para análise de voos
28/06/2022Uma excelente solução do DECEA para planejar rapidamente seu voo (e também para descobrir o motivo de ter sido negado no SARPAS).
Hoje vou falar de uma ferramenta pouco conhecida, lançada em dezembro do ano passado que tem como principal característica usar o mesmo motor de análise automática de voo do novo SARPAS a ser liberado para uso oficialmente a partir de 20 de julho.
A ferramenta Airspace System Analysis ou simplesmente ASA, na sua tela principal:
Utilizando o ASA
Se liberar o acesso da localização do seu aparelho, o sistema irá apontar no mapa a sua localização atual, onde você está, mas pode também pesquisar qualquer lugar: lá em cima tem um campo para busca onde poderá digitar o endereço, coordenadas ou local (por exemplo Catedral da Sé) em seguida, clique no botão Buscar. O botão Limpar faz a limpeza do mapa dos pontos que o sistema encontrou.
Utilizando o ASA MAKER (no menu à direita)
Tudo começa no botão Home, representado por um botão com o ícone de uma casa. Lembre-se, para voo recreativo o formato deve ser Circular e nunca Polígono e a partir daí basta definir os campos de raio e a altura em metros (é mais simples) e clicar no botão Análise Preliminar. Se na imagem do mapa não surgir nenhuma interseção (linha ou área em vermelho) tudo indica que se for realizar a solicitação no SARPAS com o mesmo local, altura e raio, o voo será aprovado.
Provavelmente seu voo será negado se houver alguma interseção, como no exemplo da tela abaixo:
Após a análise automática, temos uma linha de interseção e internamente a área avermelhada. Podemos ver à direita o motivo: HP circulo 600m ou 2000m (1) , que significa a existência de um heliponto em um círculo de 600m metros ou 2000m. Logo abaixo está escrito em amarelo o nome do heliponto homologado [SJII] se clicar, vai obter mais informações sobre esse heliponto, que está a 1900m de distância do ponto de decolagem, ou seja, a menos de 2000m . (veja o quadro abaixo)
BUG encontrado
Existe um bug no motor de análises (tanto do ASA como do SARPAS NG) que não está seguindo corretamente o manual Recreativo (MCA 56-2) do DECEA, onde espero que futuramente seja resolvido: No exemplo acima, se a gente observar o mapa no canto inferior direito as coordenadas, temos a altitude, que mostra estar a 740m (acima do nível do mar) e se clicarmos no nome do heliponto [SJII], temos as seguintes informações:
Silva Jardim ( SJII ) / SÃO BERNARDO DO CAMPO, SP | 23 42 48S/046 32 49W |
HP PRIV UTC-3 VFR L23 , L26 | 847 (2779) |
06 – ( 18×18 CONC 4.5 t L30 , L34 ) | SBCW (CRCEA-SE) |
O heliponto está situado a 847m e a diferença entre a sua altitude menos a altitude do solo na decolagem (740m) está resultando uma diferença de mais de 100m, ou seja, o voo estaria autorizado pois está a mais de 600m de distância do heliponto conforme tabela abaixo:
Importante alertar, mesmo que exista esse bug, recomendo fortemente que não suba o drone se a autorização for negada.
Finalizando
Não tem como negar que a ferramenta ASA é um excelente recurso que vai facilitar, e muito, a vida de quem quer operar o drone de uma maneira segura e dentro das leis de utilização do espaço aéreo brasileiro, por isso, mais uma vez deixo aqui o desejo que mais pessoas utilizem essa interface que, caso não saibam, eu utilizo aqui também nas postagens de locais “drone friendly” na nossa plataforma colaborativa de locais para voar. Funciona assim: quem quiser colaborar, basta apontar o local, suas características e salvar: é fácil e de graça. O local não irá aparecer imediatamente, pois o conteúdo é moderado, e será necessária a simulação na ferramenta ASA e se der “tudo Ok”, ela é publicada. Simples, e ajuda mais gente a encontrar lugares bacanas para praticar o seu hobby.
Abraços e até a proxima.
🙂
Para saber mais:
Me baseei nessas instruções para pedir um voo recreativo, e foi negado, com o seguinte resultado:
“Análise Automática – Negado
DELIBERAÇÃO DA ANÁLISE
Deliberado em 31/10/2022 20:16:01
Sem interseções”
O fato de ser sem interseções, não deveria ser motivo para liberar? Sabem me dizer o que pode ter acontecido aqui?