Piloto de drone fica ferido após tiroteio em Tholen, na Holanda

Piloto de drone fica ferido após tiroteio em Tholen, na Holanda

21/06/2022 0 Por redação

Um piloto de drone foi baleado na sexta-feira enquanto pilotava seu drone. O caso foi relatado pela Polícia . O drone não foi danificado, mas o homem ficou ferido no braço como resultado do tiroteio. O homem já apresentou queixa. A polícia está agora à procura de possíveis testemunhas do incidente.

Dois tiros disparados
O incidente ocorreu na sexta-feira por volta das 12h30 nas proximidades do Gemaalweg em Tholen. Enquanto o homem estava pilotando seu drone, dois disparos altos foram ouvidos. Inicialmente, o piloto do drone pensou que seu dispositivo estava sendo alvejado, mas acabou não sendo o caso: o drone continuava funcionando bem.
Só mais tarde o homem descobriu que seu braço estava ferido. Uma bala foi descoberta no hospital, provavelmente de uma arma de fogo. Felizmente, os ferimentos não foram muito graves. A polícia irá convocar testemunhas para se apresentarem e pode ser anonimamente.

Incidente anterior
Não é a primeira vez que um piloto de drone é confrontado com violência na Holanda . Em 2018, um piloto de drone foi agredido em um parque da cidade em Utrecht.

Fonte: Dronewatch

Notinha da Redação:
É cada vez mais comum notícias de mal emprego do drone e agora também vêm crescendo os fatos de pilotos sendo agredidos e drones derrubados por motivos diversos, muitas vezes banais. Um fato que não podemos deixar de citar é que existe uma certa paranóia das pessoas que talvez através de filmes na TV e no cinema, chegaram à conclusão de que um drone digamos comum, é capaz de obter imagens nítidas (até através de paredes) à muitos metros de distância e que pode captar sons das conversas também. Incrivel não? Existem também muita gente que se sente vigiada por algum curioso (ou bandido) e que na verdade poderia ser um piloto que apenas queria tirar umas imagens da paisagem, do condomínio (por ex. em serviços de real estate, obras, etc), fotografar um belo por do Sol, enfim, algo que não tenha nada tem a ver com essa “neura”. Para quem pilota drones, eu ou você, seja qual for o modelo ou marca, pode achar um exagero isso, mas acredite, acontece com tanta frequência que já faz parte do nosso cotidiano.
Outra situação complicada e bem atual: nos EUA, em alguns países da Europa e agora no Japão, será obrigatório o piloto fornecer a sua localização e área de sobrevoo do drone, seja por aplicativos próprios ou pelo recurso “remote ID”, no caso, uma ferramenta da DJI com objetivos de informar publicamente a localização em tempo real do piloto e da aeronave, e qualquer um poderá identificar onde estão os pilotos e o que estão fazendo. Em fevereiro de 2020, foi publicado um post sobre esse recurso. É preocupante: afinal, essa implementação em países como o Brasil, onde o índice de roubos que já é grande provavelmente aumentaria substancialmente.