ZLL SG906 MAX com sensor de obstáculos a laser

ZLL SG906 MAX com sensor de obstáculos a laser

20/12/2020 14 Por redação

Da série “Meu Primeiro Drone” – Se cumprir o que promete, este lançamento, será um divisor de águas dos drones considerados “de baixo custo”, pois vem equipado com sensor de colisão a laser que pode detectar obstáculos inclusive à noite.

A linha SG906
Uma grata novidade de 2020 foi a linha SG906 “Beast” da ZLRC: uma empresa chinesa que vem se destacando pela sua qualidade, desde o cuidado com a embalagem à tecnologia de seus drones que aos poucos, vão “comendo pelas beiradas” a fatia do mercado de drones de consumo. E com preços muito competitivos.

A série SG906 da “besta” começou no ano passado com o modelo SG906 sem gimbal e com estabilização eletrônica, mas já vinha com tudo que o consumidor gosta: motores brushless, GPS, RTH em caso de falhas de sinal ou bateria insuficiente, esta, uma LiPo de 7.4V 2800mAh, que oferece 25 minutos de voo, além de ter um excelente acabamento preto fosco.
Nesse ano foi lançado a versão melhorada, o SG906 Pro com gimbal mecânico de 2 eixos, o que além da estabilização eletrônica, já dava uma qualidade razoável das imagens e um bom tempo de voo por ser um drone recreativo, veja esse teste de resistência a ventos:

Vídeo do canal Inspiradrone , conheça e se inscreva: encontrará excelentes testes.

Na metade do ano, foi lançado o SG906 Pro 2 e claro, fizeram uma ótima atualização, implementando um gimbal de 3 eixos, e mais 3 minutos de voo com a nova bateria LiHV de 7.6V de 3400mAh, além de outros upgrades como melhoria na câmera e de qualidade de sinal.

Lançamento: SG906 PRO 3 MAX
Lançado no dia 19 e sendo vendido exclusivamente pela Banggood, logo de cara a gente percebe a nova atualização que é o sensor de obstáculos à laser:

O sensor fica posicionado na parte de cima

Este sensor não é novidade na indústria, mas o que espanta é que parece estar usando a tecnologia LiDAR, que significa “Light Detection And Ranging”, algo como “detecção de luz e alcance” já usada em drones de ponta da DJI como na linha Matrice. Basicamente, ele usa uma detecção remota para medir propriedades da luz refletida: os pulsos de laser refletidos para o sensor retornam imagens 3D dos objetos à frente, podendo tanto desviar de obstáculos como passar entre eles e claro, parar, isso não dependendo da iluminação externa, podendo dessa forma fazer algo que sempre sonhávamos que é evitar obstáculos voando em ambiente escuros.

Algumas das situações que o sensor se mostra eficiente.

Novo Controle
O controle possui novas funções e o display retroiluminado mostra informações que ajudam muito o piloto quando ocorre alguma falha no aplicativo de voo, como travamento do smartphone ou algo parecido:

Sensor de imagem
O “novo” sensor Sony IMX179 não chega a dar a mesma qualidade dos drones “top”, mas faz um bom trabalho, prometendo fotos 4K (4096 x 3072px) que provavelmente trará uma qualidade pixelada, por ser um sensor usado em celulares baratos de 8Mpx. O formato de vídeo máximo é HD de 2048 x 1080 com taxa máxima de 25 frames por segundo. Pelo preço, está ótimo!

Vídeo oficial da Banggood

Falando em preço…
O novo ZLL SG906 Max custa na versão mais simples hoje um pouco mais de 1 mil reais, e se quiser uma versão “fly more” com 3 baterias, vai gastar mais uns 250 reais: uma pechincha, e qualquer versão vem com uma bolsa bem bacana.

Devido ao sucesso, esse produto hoje está sendo vendido no Ali Express :

Link:

https://s.click.aliexpress.com/e/_DlnrBRT

Anatel
Tem gente que vai perguntar se é possível homologar para voar corretamente seguido a legislação brasileira e a resposta é sim, já foram feitas algumas homologações da Anatel para o drone SG906.

🙂